Confecção de graficos para anailse

730 palavras 3 páginas
O Gráfico
Os gráficos são uma representação constituída por formas geométricas elaboradas de maneira precisa, oriundas de dados numéricos resultados de pesquisas e organizadas em uma tabela. Os gráficos são classificados segundo sua forma, podem ser de colunas, de linhas e circulares. O objetivo do gráfico é permitir uma interpretação dos dados de forma objetiva das informações, resumindo de forma sintética as informações para possa realizar estudos visando melhorias.
Como construir um gráfico:

Dependendo do problema, pode ser mais conveniente confeccionar o gráfico em papel milimetrado, monolog (ou semilog), di-log (ou log-log) ou outros tipos de papel.

Papel Milimetrado Papel Monolog Papel Di-log

Após selecionar o papel no qual será confeccionado o gráfico, algumas regras devem ser observadas para sua boa construção:
1. Escolha e identificação de cada um dos eixos coordenados;
2. Determinação da escala para cada um dos eixos coordenados;
3. Marcação dos pontos da tabela que contém os dados (medidos ou calculados);
4. Traçado da curva ou linha que representa os pontos marcados.

1. ESCOLHA E IDENTIFICAÇÃO DOS EIXOS COORDENADOS

Sabendo que existem dois tipos de variáveis, as variáveis dependentes e as variáveis independentes, as variáveis independentes são marcadas sobre o eixo das abcissas (eixo-x) e as variáveis dependentes são marcadas sobre o eixo das ordenadas (eixo-y).

2. DETERMINAÇÃO DAS ESCALAS

Uma escala pode ser representada por qualquer trecho de curva (que pode ser, portanto, uma reta) marcada por pequenos traços que indicam os valores ordenados de uma grandeza.

As escalas para os eixos x e y devem ser escolhidas de forma a permitir fácil interpolação. Assim sendo, as escalas devem ser construídas de tal modo que cada bloco de divisões assuma um dos seguintes valores: 1, 2, 5 unidades e seus múltiplos.

Deve-se evitar a utilização de blocos de divisões de valores

Relacionados