Confecção de uma ata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2077 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

TIAGO BARBOSA
WAGNER SALDANHA

A T A

PORTO ALEGRE
2010

TIAGO BARBOSA
WAGNER SALDANHA

A T A

PORTO ALEGRE
2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata sobre a Ata, seus conceitos, suas aplicações e peculiaridades. É um trabalho solicitado pela disciplina de Comunicação e Expressão Empresarial aos alunos do Curso de Administração da Faculdade SãoFrancisco de Assis e tem como finalidade ampliar os conhecimentos dos docentes a respeito desta importante ferramenta de registro de informações e decisões coletivas.

4
2. ATA

1. – Conceito de Ata

Damos o nome de ata ao registro escrito no qual se resume com clareza o que se passou numa sessão, convenção, assembléia, congresso, etc. As atas são os registros dos principais pontosdecididos em reuniões, eleições e Assembléias Gerais
Normalmente as atas são redigidas em livros próprios para esse fim, ou ainda em folhas soltas, numeradas e rubricadas por quem de direito.
Na ata não se pode deixar espaço em branco, afim de que mais tarde não se venha a alterar o texto. Caso quem esteja encarregado de redigir a ata venha a cometer algum erro, deve ser feita da seguinteforma: “Em tempo: onde se lê..., leia-se...”
Na ata não podemos usar abreviações e os números devem ser por extenso.

2. – Usos da Ata

A ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembléias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes. Desta formapossui várias utilidades, bem como inúmeras formas. Vamos ver a seguir alguns aspectos de sua confecção:

Elaboração

ATA

O essencial é lembrar que a ata não é uma transcrição de tudo o que foi falado, mas sim um documento que registra de forma resumida e *clara* as deliberações, resoluções e demais ocorrências de uma reunião ou outro evento. Após assinada pelo secretário e por todos ospresentes, a ata constitui prova de que houve a reunião, das decisões nela tomadas, e das manifestações de todos os participantes.

5
Devido a ter como requisito não permitir que haja qualquer modificação posterior, o seu formato renuncia a quebras de linha eletivas, espaçamentos verticais e paragrafação, ocupando virtualmentetodo o espaço disponível na página e reduzindo sua legibilidade, sob o ponto de vista tipográfico.
As características básicas da formatação de atas são:
• texto completamente contínuo, sem parágrafos ou listas de itens – ou seja, reduzido como se o texto inteiro fosse um único e longo parágrafo;
• números, valores, datas e outras expressões sempre representados por extenso;
• sememprego de abreviaturas ou siglas;
• sem emendas, rasuras ou uso de corretivo;
• todos os verbos descritivos de ações da reunião usados no pretérito perfeito do indicativo (disse, declarou, decidiu…);
Caso a ata esteja sendo registrada diretamente em livro de atas manuscrito, os confortos da edição do texto não estarão disponíveis. Neste caso, se houver erro do Secretário, o mesmo deveráser imediatamente corrigido sem rasurar ou emendar, mas sim usando o “digo”, como no exemplo: “(…) O diretor propôs adquirir imediatamente vinte mil, digo, trinta mil unidades de matéria-prima (…)”. Caso perceba-se o erro apenas ao final da composição da ata, mas antes que a mesma seja assinada, pode-se retificar no término do texto, como no exemplo: “Em tempo: onde consta ‘vinte mil unidades dematéria-prima’, leia-se ‘trinta mil unidades de matéria-prima’”
a) Cuidados – A ata é documento de valor jurídico. Por essa razão, deve ser lavrada de tal maneira que não se lhe possam introduzir modificações posteriores. Geralmente é lançada em livro próprio, devidamente autenticado, cujas páginas são rubricadas por quem redigiu os termos de abertura e de encerramento, o que lhes dá cunho...
tracking img