CONEXIONISMO, CONSTRUTIVISMO E TEORIAS INTERACIONISTAS

Páginas: 5 (1165 palavras) Publicado: 22 de junho de 2014
2. CONEXIONISMO

Através de buscas em sites, aprendi que o conexionismo é um processo de aprendizagem que ocorre através de estímulos e respostas e que considera a aquisição de um hábito como uma tentativa de ensaio e erro. Busca desvendar como ocorre o processamento da informação no cérebro. A teoria conexionista está ligada ao pensador Edward Lee Thorndike considerado um dos pioneiros dapsicologia e associado ao behaviorismo juntamente com Ivan Petrovich Pavlov. O Conexionismo foi pensado para ser uma teoria geral de aprendizado para animais e humanos. Thorndike interessou na aplicação de sua teoria na educação, incluindo matemática, ortografia e leitura, medida de inteligência e aprendizado adulto.
A teoria de Thorndike consiste de três leis primárias:

1. Lei do efeito:a conexão entre um estímulo e uma reação será reforçada ou será enfraquecida de acordo com um resultado agradável ou desagradável.
2. Lei da prontidão ou da maturidade específica: O organismo tem que estar preparado para estabelecer a conexão entre o estímulo e a respostas, assim o resultado será agradável e a aprendizagem efetiva, caso o organismo não estabelecer essa conexão precisa e não seefetivar o resultado será ao contrário (desagradável).
3. Lei do exercício ou repetição: O conhecimento só será duradouro e adquirido se o estímulo-resposta vir acompanhado de resultados positivos e induzido em muitas vezes.

Princípios:
1. O aprendizado requer prática e recompensas (leis de efeito/exercício);
2. Várias conexões podem ser unidas se elas pertencerem à mesma seqüência de ação(lei da prontidão);
3. A transferência de aprendizado ocorre por causa de situações anteriormente encontradas;
4. A inteligência é uma função do número de conexões aprendidas. (Site psicoloucos, acesso em 14/04/2014).
COGNITIVISMO

A Teoria Cognitiva foi criada por Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano.
Jean Piaget é considerado um dos mais importantes pesquisadores daeducação e da pedagogia. Nasceu na cidade de Neuchâtel na Suíça em 09 de agosto 1896 e morreu em 17 de setembro de 1980. Especializou-se em psicologia evolutiva e também no estudo de epistemologia genética, isto é, uma teoria centrada no desenvolvimento natural da criança. (Nova Escola Ed. Especial, 2009, p. 89.
Seus estudos revolucionaram a educação produzindo uma das mais importantes teorias sobreo desenvolvimento humano. O cientista acreditava que as crianças construíam o seu próprio aprendizado, que inaugura com esse pensamento a corrente construtivista. A seguir nesse ponto, nós educadores temos que estimular a criança nessa procura do conhecimento.
A teoria que Piaget criou nos dá respostas de como e porque o indivíduo se comporta em determinadas formas e situações nos diversosmomentos da sua vida, é o que chamou de períodos de desenvolvimentos humanos.
A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO DE JEAN PIAGET

Piaget divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o surgimento de novas qualidades do pensamento.
Todos passamos por essas fases ou períodos, porém o início e o término depende das características biológicas de cada um e dos fatores educacionais e sociais.Vale ressaltar que essas fases ou períodos são referências e não devem ser vistas como uma norma rígida. São eles:

Período sensório-motor.
O recém-nascido e o lactante – 0 a 2 anos.

O período sensório-motor é caracterizado pela conquista universal da criança através da percepção e de seus movimentos.
Os movimentos acontecem por meio de esquemas reflexos que a criança possui.
A criançaadquiri a percepção de usar algum instrumento para conseguir os objetos, ou seja, se puxar a toalha da mesa, a fruta ficará mais próxima dela. Nesse momento a criança utiliza a sua inteligência sensório-motora ou prática, que além de envolver as percepções envolvem os movimentos.

Período pré-operatório.
A 1ªinfância – 2 a 7 anos.

Neste período surge na criança à capacidade de dominar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias interacionistas
  • Teoria interacionista
  • Teoria interacionista
  • teoria interacionista
  • Teoria do construtivismo
  • Teorias interacionistas quadro comparativo
  • Teorias funcionalistas, conflito e interacionista
  • Teorias inatistas, ambientalistas e interacionistas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!