Conev o de Genebra

1410 palavras 6 páginas
NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA – 33º BIMEC

LUCAS SAMPAIO MARTINS
ELIZEU WILMSEN

CONVENÇÃO DE GENEBRA

CASCAVEL
2015
NÚCLEO DE PREPARAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA – 33º BIMEC

LUCAS SAMPAIO MARTINS
ELIZEU WILMSEN

CONVENÇÃO DE GENEBRA
Trabalho realizado amparado pela Unidade Didática de Legislação Internacional do Período de Formação e Aplicação do Curso de Infantaria do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva – 33º BI Mec.
Monitor: Luciano Aparecido Marinho – 1º Sgt

CASCAVEL
2015

1. Introdução
As Convenções de Genebra definiram os Direitos Humanos Internacionais, protegendo os civis especialmente em tempos de guerra.
As iniciativas em defesa da vida e dos direitos dos cidadãos em momentos de conflitos militares surgiram no século XIX através dos esforços do suíço Henri Dunant1. Este testemunhou os horrores cometidos na Batalha de Solferino2. Ao perceber o tratamento recebido pelos civis em decorrência de combates, o suíço dedicou-se a proteger aqueles que não estavam envolvidos diretamente com os combates, mas acabavam morrendo por cota de atitudes extremadas e desnecessárias dos combatentes.
"As Armas passam sobre os mortos e feridos, estendidos sobre o solo. Cérebros vAzam sob as rodas, membros são quebrados e arrancados, corpos mutilAdos ao ponto de se tornarem irreconhecíveis - o solo está pantanoso com o sangue." Henri Dunant, fundador da Cruz Vermelha

2. A Criação Da Cruz Vermelha
Em 1863, Henri Dunant reuniu um grupo de pessoas para estudar e discutir a insuficiência de serviços sanitários de exércitos em campanha. Esta acabou sendo uma primeira reunião, ainda em caráter informal, que deu origem às Convenções de Genebra. Foi na mesma ocasião que nasceu a Cruz Vermelha3.

3. As Convenções Realizadas
Foi somente no ano seguinte, em 1864, que ocorreu um encontro diplomático e que se oficializou como Convenção de Genebra, ocorrida na cidade suíça com o mesmo nome. Este encontro determinou regras para

Relacionados