Conecimento Qu Mico

6204 palavras 25 páginas
IV ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO POR ESTRATÉGIAS DE
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS∗
Mara Elisângela Jappe Goi
Flávia Maria Teixeira dos Santos
PPGECIM- ULBRA
Rua Miguel Tostes, 101 – Prédio 14 - Sala 208
92.420-280 Canoas, RS

Resumo
Neste trabalho procuramos discutir diferentes estratégias de ensino que podem oferecer melhores condições para a aprendizagem do conhecimento científico e como as atividades experimentais podem ser trabalhadas com esse objetivo. Discutimos a metodologia de resolução de problemas como uma alternativa eficiente para o ensino experimental de ciências. Abordamos os aspectos teóricos do ensino experimental e da resolução de problemas relatados na literatura, procurando elaborar uma abordagem coerente e eficiente para o ensino de ácidos e bases no Ensino Médio.
Palavras-chave: Atividades Experimentais em Química; Ácidos e Bases; Resolução de
Problemas.

Introdução
A compreensão do processo de construção do conhecimento em ciências é um foco de pesquisa privilegiado, vários trabalhos vinculados a diversos ramos da psicologia vêm sendo empregados para o desvelamento desse processo (Driscoll, 1995). Uma parte importante das pesquisas propõe estratégias metodológicas para uma aprendizagem mais significativa, oportunizando aos alunos formas alternativas para melhorar este processo (p.ex. Tharp and
Gallimore, 1988; Rowell and Dawson, 1985, Horta Machado, 1999).
As estratégias de ensino propostas podem ser enquadradas em grandes tendências teórico-metodológicas que se estabeleceram ao longo dos últimos 20 anos (Schnetzler, 2002): resolução de problemas, relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), linguagem e comunicação em sala de aula, modelos e analogias, concepções espontâneas e conflito cognitivo, aulas experimentais e laboratoriais, uso de novas tecnologias na educação, etc.
Estas propostas alternativas contribuíram de forma significativa para o aprimoramento da educação química.
Dentre

Relacionados