CONDUTOS LIVRES E FORÇADOS: Estado de conservação das paredes dos tubos

1989 palavras 8 páginas
FACULDADE ASIS GURGACZ

CONDUTOS LIVRES E FORÇADOS
Estado de conservação das paredes dos tubos

Cascavel, 2013

CONDUTOS LIVRES E FORÇADOS
Estado de conservação das paredes dos tubos

Trabalho elaborado com pré-requisito de nota parcial da disciplina de Hidráulica, elaborado sob a orientação do professor Sérgio Miotta.

Cascavel, 2013
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 04
1.0 - A NECESSIDADE DAS REDES HIDRÁULICAS – UM BREVE HISTÓRICO 05
2.0. DURABILIDADE DAS TUBULAÇÕES 06 2.1 - Influência do Envelhecimento dos Tubos 07
3.0 – CORROSÃO 08 3.1 – Controles da corrosão 09
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

INTRODUÇÃO

Há milhares de anos o homem emprega projetos de engenharia hidráulica para as mais diversas finalidades em benefício do homem. Desde a irrigação dos campos agrícolas do império egípcio, o transporte de água nos aquedutos romanos, o surgimento das instalações de saneamento - o que tem uma influência intrínseca com a saúde - até as instalações industriais de mais alta tecnologia no mundo atual, o uso de condutos para o transporte de substâncias líquidas, gasosas, resíduos mistos, dentre outros, com destaque para o transporte de água potável até as nossas casas, passa, e sempre passará, por processos contínuos de melhorias tecnológicas, a fim de suprir as demandas do mundo moderno.
Neste trabalho, teremos por objeto apresentar explanações acerca do estado de conservação dos tubos de redes hidráulicas, com enfoque às redes de abastecimento de água potável, incluindo também algumas considerações sobre as tubulações de redes de combate à incêndio e de esgoto sanitário.

1.0 - A NECESSIDADE DAS REDES HIDRÁULICAS: UM BREVE HISTÓRICO

Finalizando o processo histórico do homem nômade em um ser que passou a se utilizar dos processos agrícolas para subsistência, através da necessidade de expansão territorial houve a necessidade

Relacionados