Condutores e isolantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (907 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Este trabalho se dedica a estudar o movimento da carga elétrica ou corrente elétrica. Veremos desde os Princípios Básicos até como todo processo de produção de energia elétrica é realizado.CONDUTORES E ISOLANTES

Condutor elétrico é todo corpo que permite a movimentação de carga no seu interior. Caso não seja possível essa movimentação, então o corpo é chamado de isolante elétrico.

Aseguir mostramos numa tabela alguns condutores e alguns isolantes:

Bons Condutores Bons Isolantes
Metais em geral Vidro
Grafite CeraCerâmica Borracha
Água Seda

Os condutores elétricos mais comuns são os metais, que caracterizam-se por possuírem grandequantidade de elétrons-livres, por exemplo: o alumínio possui 2 elétrons na última camada, já o ferro possui 2 e o cobre possui 1. Esses elétrons possuem uma ligação fraca com o núcleo, tendo certa liberdadede movimentação, o que confere condutibilidade aos metais.

Normalmente, o movimento o movimento dos elétrons livres no metal é caótico e imprevisível. No entanto, em certas condições, essemovimento torna-se ordenado, constituindo o que chamamos de corrente elétrica.

IMPORTANTE: CORRENTE ELÉTRICA É O MOVIMENTO ORDENADO DE CARGAS ELÉTRICAS.

Embora a corrente elétrica nos metais sejaconstituída de elétrons em movimento ordenado, por convenção, tradicionalmente aceita, admite-se que o sentido da corrente elétrica é oposto ao movimento dos elétrons.



Portanto de agora em dianteiremos utilizar o sentido convencional, para indicar o sentido da corrente elétrica.

INTENSIDADE DE CORRENTE ELÉTRICA

Definimos intensidade de corrente elétrica como sendo a quantidade de carga quepassa numa seção transversal de um condutor durante um certo intervalo de tempo.



É importante dizer que seção transversal é um corte feito no fio para medir, como num pedágio, quantos...
tracking img