Condutoimetria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivo:
Efetuar uma titulação condutométrica de uma mistura de ácidos. Determinar a concentração de dois ácidos através de uma titulação condutométrica de neutralização.

Introdução:
Atitulação condutimétrica baseia-se em acompanhar as variações da condutância da solução em estudo durante uma titulação. O ponto final é determinado a partir da representação gráfica da condutância ou dacondutância específica, devidamente corrigidas, em função do volume de titulante adicionado. As curvas obtidas assumem formatos diferentes dependendo do sistema químico estudado, entretanto sãocaracterizadas por apresentarem segmentos retilíneos com inclinações diferentes nos dois lados do(s) ponto(s) de equivalência. O ponto final é obtido pela interseção dos segmentos de reta extrapolados.
Aprincipal vantagem das titulações condutimétricas é a sua aplicabilidade a soluções muito diluídas e a sistemas nos quais as reações são relativamente incompletas. Porém, o emprego dessas titulaçõesaos sistemas redox é muito limitado, uma vez que estas reações ocorrem em presença de elevadas concentrações de íons hidrogênio, resultando numa pequena variação da condutância associada a uma elevadacondutância de fundo. Como limitação do método, destaca-se a susceptibilidade à interferências, o que se traduz em resultados pouco satisfatórios e menos exatos à medida em que aumenta aconcentração de eletrólitos na solução em estudo.

Materiais Utilizados:
Hidróxido de sódio (0,111 mol/L), água deseionizada, ácido clorídrico e ácido acético (0,01 mol/L), béquer e bureta.

Procedimentoexperimental:
Primeiramente transferiu-se 50 mL de uma mistura de ácido clorídrico e ácido acético 0,01 mol/L para um béquer de 250 mL. A solução foi diluída com 50 mL de água deionizada.
Após,realizou se a medição da condutância da solução, para isso foi colocado em uma bureta a solução padrão de hidróxido de sódio (0,111 mol/L). Foi realizada a titulação em incrementos de 0,5 mL, sempre...
tracking img