CONDROSARCOMAS, OSTEOARTRITES, ARTRITE REUMATÓIDE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.

1065 palavras 5 páginas
­­
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENRO OESTE – UNICENTRO
SETOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE-SES
DEPARTAMENTO DE NUTRIÇÃO- DENUT

CONDROSARCOMAS, OSTEOARTRITES, ARTRITE REUMATÓIDE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

GUARAPUAVA
2014

ACADEMICA
GRAZIELA NUNES

CONDROSARCOMAS, OSTEOARTRITES, ARTRITE REUMATÓIDE: CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO.

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA

GUARAPUAVA
2014

1. CONDROSSARCOMAS
São neoplasias malignas (câncer), que podem se originar de cartilagens, osso endocondral ou tecido mesenquimal associado com a base do crânio e meninges. Ocorrem na região da cabeça e pescoço em cerca de 5 a 12 %, sendo a laringe um dos locais mais afetados. O local mais comum de origem é a cartilagem cricóide (75%). No entanto, alguns tumores podem ser originados nas cartilagens tireóide, aritenóide, epiglote e acessórias da laringe. Acomete também ossos planos, em especial as cinturas pélvica e escapular, mas também pode afetar as porções diafisárias dos ossos longos.
Pode ser diagnosticado em qualquer idade, mas geralmente a descoberta é feita na idade adulta, mais predominantemente no sexo masculino, na proporção de 3:1. O Condrossarcoma é classificado em 4 níveis (primário, secundário, mesenquimal e desdiferenciado) de acordo como grau de malignidade do tumor. Seu diagnóstico é de difícil detecção, pois se assemelha muito com os outros tumores, por exemplo, o condroma.
A causa exata da ocorrência de condrossarcomas não é conhecida, mas acredita-se que possa ser a causa de algum componente genético ou cromossômico que torna alguns indivíduos mais vulneráveis a esse tipo de neoplasia.
Pacientes com esse tipo de tumor apresentam rouquidão progressiva, dispneia e disfagia, variando de acordo com a localização do tumor. Como essas neoplasias são usualmente de crescimento lento, o paciente adapta-se ao progressivo estreitamento da via aérea, até que um episódio de dispnéia aguda o leve

Relacionados

  • Pastoral Da Juventude
    18102 palavras | 73 páginas
  • FORMIGAÇÃO
    12725 palavras | 51 páginas
  • tratamento do cancer
    13328 palavras | 54 páginas
  • radiologia
    50385 palavras | 202 páginas