Condicionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CONDICIONAMENTO
Para chegarmos ao conceito de "condiconamento" é necessário entender antes o que é "comportamento".
Pois bem, de acordo com o behaviorismo o comportamento hoje não se entende mais como uma ação isolada de um sujeito e sim uma interação entre o ambiente (onde o "fazer" acontece) e o sujeito (aquele que "faz"). O comportamento pode ser “reflexo” ou “respondente” que são interaçõesincondicionadas de estímulo-resposta entre o ambiente e o sujeito, e as respostas do organismo independem da aprendizagem; e comportamento “operante” sendo todos os movimentos de um organismo que atuam ou fazem efeito ao mundo em redor seja direta ou indiretamente.
A partir daí vemos que o condicionamento é vinculado ao behaviorismo, e que é definido como um processo de aprendizado no qual oestímulo ambiental provoca uma resposta e o indivíduo aprende a partir da associação entre esse estímulo e a resposta. Portanto vemos que a associação é o que condiciona ou modifica o comportamento.
E assim como no comportamento existem dois tipos de condicionamentos o condicionamento “clássico ou respondente” e condicionamento "operante".
O condicionamento clássico ou respondente, desenvolvidopelo fisiologista russo Ivan Pavlov, que é o processo pelo qual um estímulo normalmente neutro se torna um estímulo condicionado, provocando uma resposta em um indivíduo. Este estímulo foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Este condicionamento é classificado como do tipo E-R (Estímulo-Resposta) devido à correlação entre estímulo e resposta e é limitado àsrespostas autônomas do organismo. No condicionamento respondente, o estímulo controla a resposta do organismo, ou seja, E elicia (evoca) uma resposta reflexa (R) ou respondente, ao invés de provoca, produz ou causa, uma vez que a resposta está pronta no organismo. São respostas reflexas, condicionadas ou não, que se referem principalmente às reações do organismo, por exemplo, a contração pupilar dianteda luz, a salivação em resposta à comida, o suor em resposta ao calor. De acordo com o "experimento usando um cão" realizado por Pavlov, foi verificado que o comportamento respondente pode ser condicionado. Ao tocar uma campainha e oferecer ao mesmo tempo carne ao cão várias vezes, o som passou a provocar a salivação no cão, mesmo sem apresentar a carne. Já o experimento realizado por Watson, éum exemplo clássico do condicionamento respondente em seres humanos, no qual ele condicionou respostas de choro em uma criança ao mostrar-lhe um rato branco. A criança só chorou quando o olhar do rato ficou aterrorizante em função de um som forte que soou durante sete vezes.
Já o condicionamento operante, que é a base da corrente de Skinner, é um processo pelo qual a resposta de um indivíduo éseguida por uma conseqüência (positiva ou negativa), e essa conseqüência nos ensina a repetir a resposta ou diminuir sua ocorrência. A grande questão deste condicionamento não é a de fazer a correlação entre um estímulo e outro, como no caso do condicionamento clássico, mas sim de fazer a associação entre um estímulo e a consequência dele. Estas conseqüências que acompanham determinadoscomportamentos operantes, são denominadas reforços, que são os reponsáveis pela repetição desses comportamentos. O condicionamento operante de Skinner se desenvolve na linha de pesquisa utilizada por Thorndike, que foi o primeiro investigador a explicar sistematicamente as relações entre o comportamento e suas conseqüências. Para investigar como ocorre o condicionamento operante, Skinner projetou um aparelhoque passou a ser denominado caixa de Skinner. Numa parede do aparelho há uma alavanca, ou barra, em forma de um pequeno bastão, ligada a um mecanismo de liberação de alimento (ou água) fora da caixa. Quando a barra é pressionada, cai uma porção de alimento ou uma gota d'água num recipiente próximo à barra. Em geral, a barra é ligada também a um mecanismo que ativa uma luz ou uma campainha sempre...
tracking img