Condições básicas para implantação de sistemas corporativos de gestão de projetos

Páginas: 17 (4136 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2011
VI SEMEAD Ensaio

M.Q.I.

“Condições Básicas para Implantação de Sistemas Corporativos de Gestão de Projetos (EPM)-Um Estudo Comparativo com Sistemas ERP”

“Condições Básicas para Implantação de Sistemas Corporativos de Gestão de Projetos (EPM) - Um Estudo Comparativo com Sistemas ERP”

Sumário

Assim como os sistemas ERP revolucionaram a maneira como as organizações realizamnegócios através da integração de seus processos operacionais as ferramentas EPM prometem revolucionar a forma como as organizações conduzem seus projetos através da gestão integrada do portfólio de projetos da empresa. Este artigo apresenta os principais fatores que afetam o sucesso da implantação de um sistema EPM e os compara com os fatores críticos de implantação de sistemas ERP aproveitando asemelhança entre os dois sistemas. Por fim, o artigo mostra como o nível de maturidade em gestão de projetos de uma organização influencia os demais fatores críticos de sucesso de implantação de um sistema EPM.

Introdução

Enterprise Resource Planning (ERP) são, segundo Nah et al (2001) softwares de sistemas de negócios que permitem a uma companhia gerenciar o uso efetivo e eficiente de recursosmateriais, humanos e financeiros provendo uma integração entre os diversos setores e processos da empresa oferecendo uma solução às necessidades de processamento de informações da empresa. Entre os atributos mais importantes de um sistema ERP, encontram-se a capacidade de automatizar e integrar os processos de realização de negócios da organização, o compartilhamento de dados através de todo oempreendimento e a produção e acesso de informações em tempo real. Os sistemas ERP alavancaram o mercado de softwares em meados da década de 90 atingindo US$ 15 bilhões em 1999 [Prassad, 1999] e revolucionaram a forma como as empresas produziam bens e serviços integrando diferentes partes da companhia e garantindo o fluxo de informações em tempo real por toda a organização.
Embora os ERP tenham sefundamentado nas boas práticas da indústria, mais especificamente no gerenciamento por processos, estes sistemas têm um forte foco na forma operacional de realizar trabalho não atendendo a uma nova filosofia que vem ganhando força nas organizações, a da estruturação orientada a projetos. À medida que as organizações passaram a reconhecer cada vez mais o valor de gerirem seus negócios orientando-se porprojetos, surgiu, no final da década de 90 o conceito Enterprise Project Management definido por Dinsmore (2000) como sendo uma filosofia gerencial que abrange toda a organização, baseada no princípio de que os objetivos da companhia são atingíveis por meio de uma rede de projetos.
Reconhecendo esta nova tendência, os sistemas ERP logo passaram a incorporar às suas plataformas básicas, módulosde gestão de projetos. No entanto, os ERP não atendiam a todas as necessidades da nova realidade das organizações que se estruturavam por projetos e os desenvolvedores de softwares lançaram plataformas totalmente novas, as chamadas ferramentas de Enterprise Project Management (EPM) que são sistemas informatizados e integrados de gestão de projetos que abrangem funcionalidades que vão desde módulosbásicos como gestão de recursos, programação, planejamento e controle de projetos até módulos complexos como gestão de portfólio de projetos, simulação de cenários, banco de dados de lições aprendidas e ferramentas de desenvolvimento de metodologias, Eidsmoe (2000). São ferramentas poderosíssimas que oferecem recursos desejados pela grande maioria de gestores de projetos e executivos, pois apesarde seu alto custo de implantação podem aumentar em muito a eficiência no desenvolvimento de projetos trazendo alto retorno financeiro às organizações.
A arquitetura de um sistema EPM é muito parecida com a de um sistema ERP podendo inclusive estar integrado a ele. O sistema EPM é composto basicamente de uma aplicação central gerenciadora de informações operando sobre um banco de dados que é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Projeto Experimental de Viabilidade para Implantação de um Sistema de Gestão
  • PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA CONSTRUTORA
  • DISCIPLINA: GESTÃO DE SISTEMAS CORPORATIVOS
  • Projeto de engenharia básica para implantação de um sistema de detecção, alarme e combate à incêndio de uma...
  • Implantação de Sistema de Gestão Ambiental
  • IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO DE ESTOQUE:
  • IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
  • implantação de um sistema de gestão ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!