Condições atuais dos eua

Páginas: 18 (4257 palavras) Publicado: 21 de junho de 2011
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 2
1. ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA 3
1.1 ASPECTOS RELEVANTES 3
1.2 CULTURA 5
1.3 ECONOMIA 6
1.4 POLÍTICA 10
2. EXIGÊNCIAS DOS E.U.A. PARA IMPORTAR PRODUTOS BRASILEIROS 12
2.1 SISTEMA TARIFÁRIO 12
2.2 CLASSIFICAÇÃO DE MERCADORIAS 13
2.3 ESTRUTURA TARIFÁRIA 13
3. EXPORTAÇÕES/IMPORTAÇÕES ENTRE EUA E BRASIL 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 20
REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS 21

INTRODUÇÃO

São grandes as movimentações tanto comerciais quanto interpessoais entre o Brasil e os Estados Unidos da América e a tendência é que estas relações se intensifiquem a cada ano, com o advento da globalização e da complementação de economias que existe no mundo atual.
Nenhum país é auto-suficiente e é exatamente isto que torna as economias interdependentes e osmercados complementares. Porém, apesar dessa dependência os trâmites comerciais entre países não são realizados de qualquer maneira de acordo apenas com as necessidades de consumo dos países. Muitas coisas são levadas em consideração para que um produto, por exemplo, entre em território norte americano.
O presente trabalho esclarecerá algumas das restrições para que produtos transponham a barreiraentre países, assim como algumas regalias oferecidas a determinados produtos, focando sempre na relação entre os Estados Unidos e o Brasil, que são hoje grandes aliados comerciais.

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

ASPECTOS RELEVANTES

Os Estados Unidos possuem uma localização privilegiada na América do Norte, faz fronteira com Canadá e México e é o quarto país do mundo em extensão, após Rússia,Canadá e China.

Figura 1: mapa da América do Norte.

O país localiza-se em um vasto planalto cercado por montanhas no Oeste e serras e montanhas no Leste. Por ser um país de longa extensão territorial, abriga quase todos os tipos de clima, sendo que predomina o temperado. Nas regiões do Havaí e Flórida, predomina clima tropical. Em outras regiões há também clima ártico, semi-árido e árido(onde se encontra os grandes desertos americanos).
A capital do país é Washington e a cidade mais populosa consiste na famosa cidade de Nova Iorque. O país é uma república federativa cujo atual presidente é Barack Obama e a moeda do país é o dólar.
Com mais de 95% da população vivendo em área urbana, o país é considerado desenvolvido e possui uma das melhorias economias do mundo, como serádetalhado mais adiante neste trabalho.
A maior expansão econômica da história moderna estadunidense ocorreu de março de 1991 a março de 2001, abrangendo a administração do presidente Bill Clinton, presidente que sofreu impeachment no ano de 1998, devido a um escândalo sexual.
Em 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos foram invadidos por terroristas da Al-Qaeda, estes atingiram com aviões o WorldTrade Center localizado na cidade de Nova Iorque e o Pentágono, localizado próximo à Washington, tirando a vida de aproximadamente três mil pessoas. Era George W. Bush o presidente da época, que acabou lançando a “Guerra ao Terror”.
Após lançar a “Guerra ao Terror”, em 2001 as forças armadas dos EUA invadiram o Afeganistão. Em 2002 começou pressionar uma mudança de regime no Iraque por motivoscontroversos. Os EUA não tiveram apoio da ONU nesta missão e por isso, organizaram a Coalizão da Boa Vontade. Tal Coalizão invadiu o Iraque em 2003, removendo Saddam Hussein do poder.
No início deste ano (2010), Obama – o atual presidente eleito em 2008 em meio a uma recessão econômica – supervisionou a promulgação de uma importante reforma na saúde do país. Em abril de 2010 houve a explosão daplataforma Deepwater Horizon no Golfo do México, o que se tornou a maior catástrofe de petróleo da história em tempos de paz.
Quanto aos transportes de produtos e mercadorias, os Estados Unidos contam com um moderno e sofisticado sistema, incluindo rodovias, oleodutos, hidrovias, ferrovias e sistema aéreo.
Tabela 1: transportes nos EUA.

Fonte: Ministério das Relações Exteriores – Divisão De...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • condições dos negros nos EUA depois da abolição
  • Adaptabilidade dos artrópodes às condições atuais
  • Condições para se tornar um empresário na legislação atual e sair da informalidade
  • As condições da economia brasileira atual diante do novo contexto mundial e das eleições de 2014
  • O Papel dos EUA na geopolítica atual. E o que impede de ser a única superpotência.
  • pesquisar quais são as condições para se tornar um empresário, na legislação atual e sair da informalidade.
  • RESENHA DO TEXTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CONDIÇÕES E PROBLEMAS ATUAIS Bernardete A. Gatti
  • quais são as condições para se tornar um empresário, na legislação atual e sair da informalidade.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!