Condições ambientais no trabalho

Páginas: 12 (2767 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2011
INTRODUÇÃO

O ser humano luta constantemente para conquistar o seu espaço na sociedade. É ao mesmo tempo um desafio, como também, um motivo para que a vida tenha sentido. A rapidez das mudanças neste novo milênio e a busca constante de inovações e conhecimentos através das pesquisas torna o desafio um meio de sobrevivência de cada um.
Em uma sociedade exigente as empresas são obrigadas abuscar alternativas para poder acompanhar esta evolução e tornarem-se competitivos. Com isto, as organizações têm em seu contexto termos como: produtividade, qualidade e competitividade. Mas será que a natureza humana está preparada para este desafio? Qual será o limite do corpo humano para enfrentar estas situações? Devido a estes questionamentos, buscou-se alternativas para que as exigências possamcaminhar em sintonia com os limites do ser humano, bem como métodos para melhorar o ambiente de trabalho. As condições ambientais no trabalho por ser um fator de preocupação atual para os gestores. Sabe-se que um ambiente adequado resulta em maior produtividade para a empresa e ainda evita problemas de saúde para os empregados.
A gestão ambiental torna-se cada vez mais presente nas empresas, sejampor exigências dos clientes, acionistas, sociedade, vizinhos ou pela obrigatoriedade oriunda da legislação. As empresas, assim como toda a sociedade, possuem responsabilidade pelos recursos disponibilizados pela natureza, pois a entidade interage com o meio ambiente, e torna-se necessário o desenvolvimento de ações por parte das empresas para a manutenção ambiental.
O meio ambiente vem sofrendodesgastes e degradações provocadas pelo homem, que se acentuam cada vez mais. Esse fato vem refletindo diretamente na vida no planeta. Há reações no meio ambiente decorrentes das interferências desordenadas e inconseqüentes realizadas pelo homem, usuário dos recursos naturais existentes.
Como objetivos específicos, temos: medição da temperatura; da umidade; da luminosidade e de ruídos; erecomendar ações para fazer frente aos problemas encontrados.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente as empresas estão atentas para as condições ambientais que cercam os funcionários, pois influenciam diretamente no rendimento do trabalho.
Segundo Rocha (1995), faz-se necessário uma atenção especial na questão da iluminação, da sonorização e da temperatura, porque estes aspectos agem de modo positivo ounegativo no rendimento do trabalho.
Abrantes (2004) afirma que a análise ergonômica é importante, pois indica como e em que condições são realizados os trabalhos.
Soares; et.al.(2004), destacam a importância da análise ergonômica do trabalho para se ter um ambiente adequado aos empregados, visando o bem estar dos mesmos. Pontes; Xavier;
Kovaleski (2004), reiteram a necessidade de se terinformações sobre os riscos à saúde dos funcionários, e como preservá-los para que possam ser produtivos e competitivos.
Abrantes (2004) destaca que as condições de trabalho devem ser adaptadas às características psicofisiológicas dos trabalhadores, e que envolvem análises sobre ruído, temperatura, umidade relativa do ar e iluminação.
Iluminação - Conforme Rocha (1995, p. 264), “a utilizaçãoracional dos índices de luminosidade nos ambientes de trabalho evita doenças visuais, diminuição da fadiga ocular, aumento da eficiência e a diminuição do número de acidentes”.
Abrantes (2004) salienta que uma iluminação inadequada pode interferir no desempenho das pessoas, podendo causar depressão, cansaço e estresse.
A iluminação é medida em luxes e segundo Rocha (1995, p. 264), “1 (um) lux ou lúmené o iluminamento fornecido por uma vela de tamanho padrão colocada a 1 (um) metro da superfície iluminada”. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), conforme a NBR 5413, recomenda as seguintes iluminâncias para escritórios: Mínimo: 300 (trezentos) luxes; Média: 500 (quinhentos) luxes e Máximo: 750 (setecentos e cinqüenta) luxes.
Kroemer; Grandjean (2005) recomendam para trabalhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Condições ambientais de trabalho
  • Laudo Tecnico Condições Ambientais de Trabalho
  • Objetivos Higiene Condicoes Ambientais Trabalho
  • RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO.
  • ANÁLISE DAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DE TRABALHO EM INDÚSTRIAS DE FUNDIÇÃO
  • Análise ergonômica das condições ambientais de trabalho: um estudo de caso.
  • LTCAT
  • Ltcat laudo técnico das condições ambientais de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!