Condensador e evaporadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - CONDENSADOR


Condensador é o componente do ciclo de refrigeração responsável por transferir o calor do sistema para o ar ou água ou para uma combinação dos dois, conhecido como condensador evaporativo. O calor é absorvido pelo evaporador e deslocado até o condensador pelo compressor. Já O gás que tem elevado valores de pressão e temperatura, passando pelo condensador se resfria e seliquefaz, transferindo calor sensível e calor latente de condensação.
Existem três formas de transformação no condensador:
O refrigerante sai do compressor sob forma vapor superaquecido, se subresfria na linha de descarga e na primeira parte do condensador alcançando a temperatura de condensação; Ocorre a mudança de estado do refrigerante de vapor a líquido a temperatura permanececonstante ate que todo o vapor não se liquefaz; A terceira transformação acontece na ultima parte do condensador e continua na linha que o junta a Válvula de expansão, temos um subresfriamento do refrigerante liquido, isto é, uma redução de temperatura em relação a temperatura de condensação.

1.1 - Tipos de condensadores

São identificados de acordo com o fluido para o qual transferemcalor.


1.1.1- Condensador resfriado a ar

Transferem o calor absorvido diretamente para o ar externo em uma condição normal de projeto e funcionamento (carga máxima do sistema.). Embora essa característica os torne menos eficientes em termos energéticos, seu projeto simples permite baixos custos de instalação e manutenção.
Para equipamentos comerciais, torna-se necessárioaumentar a circulação de ar através do condensador, devido a maior freqüência de abertura de portas: isso é conseguido através de um motor forçando ar contra o aletado.






Figura 2- Condensador resfriado a ar
[pic]
Fonte: http://www.ambientegelado.com.br/v21/index.php?option=com_content&view=article&id=56&Itemid=66


1.1.2 - Condensador resfriado a água

Ossistemas resfriados a água fazem isso em 3 estágios pata transferir o calor:
1. Primeiro ( O calor é transferido do refrigerante, no condensado, para a
água que circula no mesmo;
2. Segundo ( A água é transferida de dentro do condensador para fora, através de uma tubulação e uma bomba, que a leva para a torre de resfriamento;
3. Terceiro (A torre de resfriamento rejeita o calor da águapara o ar externo.


Embora esse sistema de condensação seja mais complicado e mais caro, além de exigir uma manutenção maior do que os sistemas resfriados por ar, ele também é mais eficiente em termos energéticos. A temperatura do refrigerante no condensador fica aproximadamente 8°C menor do nos sistemas resfriados por ar, fazendo com que o compressor trabalhe com uma pressão menor e,portanto, com um consumo de energia menor.


Figura 3- Esquema de Funcionamento do Resfriador Evaporativo
[pic]
Fonte: http://www.empresastuma.com.br/empresas_tuma/tuma_industrial/utilidades/utilidades_03.asp




1.1.3 - Condensadores resfriado a água tubo em tubo

Um tubo é colocado dentro de outro tubo maior e os lados desse tubo maior são fechados e a águacircula num dos tubos, enquanto o refrigerante circula noutro. Para reduzir espaço, os tubos são montados em espiral e são utilizados em equipamentos com capacidade de 5 até 20 TRs.


Figura 4- Condensador “Tube and tube”
[pic]
Fonte: http://www.empresastuma.com.br/empresas_tuma/tuma_industrial/utilidades/utilidades_03.asp


1.1.4 – Condensador de água carcaça e serpentinaContam com uma carcaça externa contendo uma serpentina contínua feita de tubos de água aletados. A água circula nos tubos da serpentina enquanto o refrigerante passa na parte externa da mesma. A superfície externa dos tubos da serpentina e suas aletas estão em contato com o refrigerante. São utilizados em equipamentos com capacidade de 20 a 60 TRs.
.


1.1.5 – Condensadores...
tracking img