Concreto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concreto compactado com rolo

Com consistência mais seca, esse tipo de concreto permite liberação rápida do tráfego após pavimentação. Por Rodnei Corsini

|
Na foto, lançamento de concreto a ser compactado com rolo, para pavimento. Como a consistência do CCR é seca, pode-se iniciar a cura imediatamente depois da compactação |

O concreto compactado com rolo- também chamado pela siglaCCR - pode ser composto com os mesmos materiais que o concreto convencional. Suas dosagens, porém, fazem dele um concreto de consistência seca, o que possibilita que novas camadas de concreto possam ser lançadas imediatamente após o adensamento da camada anterior. Por isso, uma importante característica da tecnologia, em relação aos materiais tradicionais, é a velocidade da execução.
Além daconsistência, a principal diferença entre o concreto convencional e o CCR é o método de adensamento. Enquanto o primeiro utiliza vibradores de imersão, o segundo emprega rolo compactador. "Os concretos convencionais são adensados por meio de vibradores, que deixam esse concreto compacto, sem vazios. No concreto compactado com rolo não há um vibrador por conta da característica dele, de ser muito seco",diz Rubens Curti, supervisor técnico da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). "Por isso é preciso adensá-lo com a compactação, e não com vibração", completa.
O CCR é muito usado em pavimentos rígidos, barragens e em pistas de aeroportos. Pode ser empregado também como sub-base de pisos, além de outras aplicações. "O Brasil é um dos países que está mais avançado, no mundo, no uso deCCR - principalmente em barragens. Tanto em tecnologia quanto em aplicações e quantidades", afirma Selmo Kuperman, conselheiro do Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e diretor da Desek, empresa de consultoria em tecnologia do concreto e instrumentação.
|
Formulação e aditivos
Os materiais empregados na formulação de um concreto compactado são os mesmos de um concreto convencional:cimento, areia, pedra, água e, eventualmente, aditivos. Qualquer tipo de cimento pode ser usado para formulação do concreto, independentemente de ser compactado a rolo ou vibrado da forma convencional.
A escolha do cimento depende de sua aplicação final, assim como está sujeita a escolha desse material para o concreto adensado por vibração. "No concreto maleável, pode-se querer fazer uma peça queesteja pronta no dia seguinte. É preciso, então, usar um cimento que seja mais apropriado - é isso que vai indicar a escolha", diz Curti.
A consistência seca do CCR é dada por conta do traço, a dosagem dos materiais em sua formulação. "O que manda na maleabilidade do concreto é a dosagem, se vai ter mais água ou menos água. No concreto compactado com rolo você pode usar, por exemplo, de 100 a 80 kg decimento/m3 - isso, para uma base de pavimento de concreto", diz Curti. A água precisa ser dosada com cuidado sob o risco de aderir aos rolos compressores.
|
Uso de concreto compactado com rolo em barragens é uma das aplicações mais usuais do material no País |
Quanto aos aditivos, são similares no concreto convencional e no CCR. "Em geral, usa-se muito menos aditivos no CCR, principalmentese ele tiver um teor de cimento muito baixo", diz Kuperman. O conselheiro do Ibracon explica que não há necessidade, por exemplo, de usar superplastificantes ou hiperplastificantes no CCR. Esses aditivos são usados no concreto convencional principalmente para conseguir uma melhor trabalhabilidade para seu adensamento por meio de vibração. "O CCR não precisa dessa característica. Ele não ébombeável, é mais seco", compara.
Na formulação do concreto compactado com rolo, pode-se normalmente usar, como aditivos, plastificantes, incorporador de ar e aditivo polifuncional - que, na verdade, trata-se de um plastificante e redutor de água. Com mais frequência, é usado também um retardador de pega.
|
Lançamento de concreto a ser compactado, para pavimento, por meio de rolos compressores |...
tracking img