Concreto simples

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8645 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
5.
____________________________________________________________

______________________
____________________________________________________________

______________________
Concreto de Cimento Portland





1. Histórico

O concreto é, depois da pedra, da argila e da madeira, um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece. Os romanos produziam umtipo de concreto com cinza vulcânica (pozolana natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Pode-se afirmar que sua origem, em tempos mais recentes, remonta ao ano de 1756, quando John Smeaton utilizou pela primeira vez uma argamassa calcinada na construção do farol de Eddystone.

Foi somente a partir de 1824, entretanto, com o advento docimento Portland, que o concreto assumiu um lugar de destaque entre os materiais de construção, graças à enorme versatilidade que oferecia comparativamente aos demais produtos, possibilitando a moldagem, com relativa facilidade, das mais diversas formas arquitetônicas. Surgiram, então, as primeiras especificações para concreto baseadas no estudo científico de seus elementos constitutivos e das suaspropriedades físicas.

Em construções rurais o concreto é usado nas mais diversas obras. Entre outras, pode-se citar a execução de pavimentações, cochos, bebedouros, mata-burros, pontilhões, cisternas, silos, canaletas, canais, etc. O conhecimento das propriedades e características do concreto de cimento Portland é, portanto, de fundamental importância para os profissionais de engenharia queatuam em construções no meio rural e devem saber usá-lo com segurança, garantindo um produto final de qualidade.


2. Definição

Concreto de Cimento Portland é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada - , um agregado graúdo - geralmente brita - e água. Pode-se ainda, senecessário, usar aditivos.

A água e o cimento, quando misturados, desenvolvem um processo denominado
hidratação
e formam uma pasta que adere as partículas dos agregados. Nas primeiras horas após o preparo é possível dar a essa mistura o formato desejado. Algumas horas depois ela
endurece e, com o passar dos dias, adquire grande resistência mecânica, convertendo-se num material monolítico dotadodas mesmas características de uma rocha.

A resistência do concreto depende destes três fatores básicos:


• resistência do agregado;

• resistência da pasta;

• resistência da ligação entre a pasta e o agregado.


Entretanto, para conseguir-se um conjunto monolítico e resistente, é indispensável produzir corretamente o concreto.

A produção do concreto consta de umasérie de operações executadas e controladas de forma a obter-se, a partir dos materiais componentes, um concreto que depois de endurecido resista aos esforços derivados das mais diversas condições de carregamento a que possa ser submetido, bem como apresente características de durabilidade.

As operações necessárias à obtenção de um concreto são:


• dosagem ou quantificação dos materiais;• mistura dos materiais;

• transporte até o local da obra;

• lançamento, ou seja, colocação do concreto no seu local definitivo (normalmente em uma forma);

• adensamento, que consiste em tornar a massa do concreto a mais densa possível, eliminando os vazios;

• cura, ou seja, os cuidados a serem tomados a fim de evitar a perda de água pelo concreto nos primeiros dias de idade.A obtenção de um concreto de boa qualidade depende de todas essas operações. Se qualquer delas for mal executada, causará problemas ao concreto. Não há como compensar as falhas em uma das operações com cuidados especiais em outra.

Quando o concreto é dosado de acordo com certos princípios básicos, que serão estudados posteriormente, apresenta, além da resistência, as vantagens de...
tracking img