Concreto protendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCRETO PROTENDIDO
FUNDAMENTOS DO CONCRETO PROTENDIDO
•DEFINIÇÃO DE CONCRETO PROTENDIDO

•BREVE HISTÓRICO
•DEFINIÇÕES BÁSICAS • PROTENSÃO AXIAL E EXCÊNTRICA • VANTAGENS E DESVANTAGENS DO CONCRETO PROTENDIDO • CARACTERÍSTICAS DOS AÇOS DAS ARMADURAS DE PROTENSÃO • VARIEDADES DE CONCRETO PROTENDIDO a) COM ADERÊNCIA INICIAL b) COM ADERÊNCIA POSTERIOR c) SEM ADERÊNCIA

CONCRETO PROTENDIDO
•OCONCEITO DE PROTENSÃO A protensão é um processo pelo qual se introduz um estado prévio de tensões em uma estrutura, com a finalidade de melhorar sua resistência ou seu comportamento sob diversas condições de carga (Pfeil, 1991). EXEMPLOS: •Um barril de madeira é um caso típico de estrutura protendida. Seus “gomos” são ligados por aros metálicos. A compressão produzida pelos aros se opõe àstensões causadas pela pressão interna proveniente do líquido contido em seu interior, garantindo a estanqueidade da estrutura.

Barril de madeira - (Hanai, 1999)

•Uma roda de carroça é um outro exemplo de estrutura protendida. Ela é constituída de diversas peças de madeira encaixadas entre si, ao redor da qual é colocado um aro metálico, que tem por finalidade proteger as peças de madeira comotambém solidarizá-las. No momento de sua colocação o aro metálico é aquecido, aumentando seu diâmetro, o qual, após resfriar, sofre redução, introduzindo uma protensão à estrutura.

Roda de carroça - (Hanai, 1999)

COMO FUNCIONA A PROTENSÃO?
Exemplo clássico:

Para transportar uma fila de livros aplicam-se forças horizontais comprimindo-os uns contra os outros, conseguindo-se, assim, mobilizarforças de atrito entre eles, bem como forças verticais nas extremidades, o que permite transportá-los.

• Lembrando o exemplo da fila horizontal , conclui-se pela viabilidade de se compor uma viga de concreto protendido a partir de”fatias”ou aduelas pré-moldadas de concreto armado.

conjunto de blocos pré-moldados de concreto : a força horizontal é introduzida através do estiramento de umabarra de aço que atravessa os blocos e que é fixada nas extremidades, criando uma pré-compressão no conjunto.

Para isso deve-se recorrer a um sistema de protensão que possibilite a introdução da armadura que vai produzir a força normal necessária, qassim como a ancoragem dessa armadura na extremidade da viga.

Blocos pré – moldados com protensão (Hanai, 1999)

BREVE HISTÓRICO SOBRE OCONCRETO PROTENDIDO A primeira idéia de se pré-tensionar o concreto foi aplicada em 1886 por P. H. Jackson de São Francisco, Califórnia, que obteve patentes para protender pedras artificiais e arcos de concreto.


Ao redor de 1888, o alemão Doehring conseguiu patente para fabricar elementos de pisos com argamassa e arame estirado, tendo utilizado tal material para a construção de lajes de piso.
 •No ano de 1906 Koenen aplicou pela primeira vez a pré-tensão com o interesse de eliminar a fissuração. Como ainda não existiam os aços de alta resistência, Koenen sistematizou a fabricação das peças estirando as armaduras com uma tensão de 6 kgf/mm2, obtendo uma deformação s=0,003 mm/m, alongamento que com o decorrer do tempo se perdia devido à retração e deformação lenta do concreto.
 Em1908 o americano Steiner sugeriu que se fizesse um re-

estiramento após ocorrerem as perdas por retração e deformação lenta do concreto, a fim de recuperar tais perdas.
No entanto, dificuldades construtivas levaram a idéia de evitar a fissuração por pré-tensão a ser deixada de lado. Passaram-se então 20 anos até chegar o segundo período de desenvolvimento, quando começaram os êxitos.

 Em1919, K. Wettstein fabricou pranchas de concreto de

pequena espessura (as denominadas pranchas de Wettstein) com cordas de piano fortemente tencionadas. Ele foi o primeiro a usar aço de alta resistência sob elevadas tensões, embora sem ter plena consciência de que estas eram as condições prévias decisivas para o êxito do concreto protendido.  O primeiro a reconhecer que se deveria utilizar...
tracking img