Concreto protendido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
VANTAGENS DO CONCRETO PROTENDIDO
O concreto tem uma boa resistência à compressão e pequena resistência a tração (somente 10% de sua resistência à compressão). Porém o aço resiste bem a compressao ea tração, a utilização conjunta dos dois materiais permite que o concreto resista à compressao e o aço à tração. Contudo no concreto armado, a seção tracionada não trabalha, havendo desperdício dematerial.
A resistência media do concreto armado é de 20 Mpa e do protendido é de 40 Mpa.
Além dessas vantagens a protensão das armaduras em estruturas de concreto proporciona vantagens como:
Permiteprojetar seções mais esbeltas que no concreto armado convencional, sobretudo se o comportamento em serviço é um fator predominante, uma vez que toda seção de concreto pode trabalhar à compressão.Assim, normalmente as peças de concreto protendido possuem menor peso próprio, o que viabiliza economicamente o projeto de estruturas para grandes vãos.
Permite controlar a deformação elástica elimita-la a valores menores que os que seriam obtidos em concreto armado.
Proporciona melhores condições de durabilidade, pois anula totalmente ou quase, as tensões de tração, que são as principaisresponsáveis pelas fissuras.
Permite que a estrutura se recomponha após uma sobrecarga eventual não prevista. Cessada a causa, as fissuras abertas se fecham devido a ação da força de proteção.
A estrutura étestada antes de entrar em operação. Pois a proteção funciona como uma verdadeira prova de carga, visto que as tensões introduzidas nessa fase são muito maiores que as correspondentes à situação dapeça em serviço.
DESVANTAGENS
Em contrapartida com essas inúmeras vantagens, temos algumas desvantagens, que geralmente está mais ligada à sua execução, como por exemplo:
Exige melhor controle deexecução com equipamentos e pessoal especializado, pois quando não é bem executada, a retração acentuada pode provocar fissuras na região tracionada da peça.
Os aços de alta resistência exigem...
tracking img