Concreto Fresco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
 
O concreto que utilizamos para a construção dos mais diversos tipos de estrutura é fruto do trabalho de várias gerações, que durante milhares de anos observaram a natureza e se aperfeiçoaram para o melhor aproveitamento dos materiais, técnicas, teorias e formas estruturais. Essas evoluções foram verificadas tanto nos materiais de construção utilizados na confecção do concretoquanto nas tecnologias de produção e controle tecnológico do mesmo. A seguir informações sobre as propriedades do concreto fresco.


















1. PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO
          O concreto é considerado como fresco até o momento em que tem início a pega do aglomerante e após o fim desse processo o material é considerado concreto endurecido. Segundo ARAUJO,RODRIGUES & FREITAS o concreto fresco possui as seguintes propriedades:
 
1.1. Consistência – A consistência é o grau de fluidez da mistura do concreto fresco, estando, portanto, diretamente relacionado com a mobilidade da pasta (mistura de cimento e água). Pode-se considerar como o principal fator influente na consistência, o teor de água/materiais secos. Quanto mais plástica for a consistência doconcreto, maior é a facilidade de moldagem e deslize do concreto entre a armadura, sem que ocorra a separação dos seus componentes. A baixa ou alta consistência é definida baseando-se no espaçamento entre as paredes das formas, natureza da obra e a distribuição da armadura no seu interior. No Brasil Um dos métodos mais utilizados para determinar a consistência é o ensaio de abatimento do concreto,também conhecido como ‘’slump test’’. Neste ensaio, primeiramente molha-se o cone e a chapa metálica sob o mesmo colocamos uma massa de concreto dentro, em três camadas igualmente adensadas, sendo cada uma ‘’socada’’ com 25 golpes, com uma barra de ferro de 16mm. Retiramos o molde lentamente, levantando-o verticalmente e medimos a diferença entre a altura do molde e a altura da massa de concretodepois de assentada (figura abaixo).

Figura 1- Slump Test

1.2. Plasticidade – Plasticidade é a propriedade que o concreto fresco possui, definida pela facilidade com que o mesmo pode ser moldado sem se romper. Essa propriedade é inteiramente dependente da consistência e do grau de coesão entre os componentes do concreto. Na ausência da coesão ocorre a segregação que é definida como a separaçãodos grãos do agregado da pasta de cimento que pode ocorrer durante o transporte, durante o lançamento, durante o adensamento ou também pela ação da gravidade que provoca o assentamento dos grãos mais pesados no fundo das formas, ficando os demais espalhados pela pasta de cimento. A plasticidade tem muita importância no que se refere à quantidade de agregados miúdos no concreto por exercereminfluência preponderante sobre a plasticidade do mesmo devido a elevada área específica. Também é extremamente importante lembrar que o uso de areia em quantidades exageradas aumenta demasiadamente a coesão da mistura e dificulta o lançamento e adensamento do concreto em formas, além de aumentarem o consumo do cimento e, consequentemente, o custo final.
 
Figura 2

1.3. Exsudação – é o fenômeno quedeve sempre ser evitado, caracterizado pela separação da água dos demais componentes do concreto e pela subida deste até a superfície da peça concretada. Este fenômeno acontece quando no processo de lançamento do concreto nas formas a parte solida não é capaz de reter a água de amassamento e geralmente em concretos com pequena porcentagem de finos provocando um concreto muito poroso e menosresistente.

Figura 3

1.4. Trabalhabilidade – trabalhabilidade é a propriedade do concreto fresco definida como a maior ou a menor facilidade de seu emprego para atender a um determinado fim. O concreto é considerado trabalhável quando no estado fresco apresenta consistência e dimensões máximas dos agregados apropriadas ao tipo de obra a que se destina, levando em conta as dimensões das peças,...
tracking img