Concreto de cimento portland

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4144 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto federal de educação, ciência e tecnologia de SERGIPE
curso técnico em edificações
estrutura e desenho estrutural

Wilams Ferreira da Cruz Júnior

Concreto de cimento Portland

Aracaju
2012

Wilams Ferreira da Cruz Júnior

Concreto de cimento Portland

Trabalho de pesquisa apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe como requisito parcialpara obtenção de parte da nota do bimestre.

Orientador:

Aracaju
2012
1 Histórico

O concreto é, depois da pedra, da argila e da madeira, um dos materiais de construção mais antigos que a humanidade conhece. Os romanos produziam um tipo de concreto com cinza vulcânica (pozolana natural) e cal que permitia a moldagem e a soldagem de peças formadas por grandes blocos de pedra. Pode-seafirmar que sua origem, em tempos mais recentes, remonta ao ano de 1756, quando John Smeaton utilizou pela primeira vez uma argamassa calcinada na construção do farol Eddystone.
Foi somente a partir de 1824, entretanto, com o advento do cimento Portland, que o concreto assumiu um lugar de destaque entre os materiais de construção, graças à enorme versatilidade que oferecia comparativamente aosdemais produtos, possibilitando a moldagem, com relativa facilidade, das mais diversas formas arquitetônicas, Surgiram, então, as primeiras especificações para concreto baseadas no estudo científico de seus elementos constitutivos e das suas propriedades físicas.
Cimento Portland é a denominação convencional mundialmente para o matéria usualmente conhecido na construção civil como cimento.
Ocimento Portland é um pó fino com propriedades aglomerantes aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ação da água. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido à ação da água, o cimento portland não se decompõe mais.
O cimento Portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nasargamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
O cimento Portland foi criado por um construtor inglês, Joseph Aspdin, que patenteou em 1824. Nessa época, era comum na Inglaterra construir com pedra de Portland, uma ilha situada no sul desse país. Como resultado da invenção de Aspdin se assemelhasse na cor e na dureza a essa pedra Portland, ele registrou esse nome em suapatente. É por isso que o cimento é chamado cimento Portland.

2 Composição química do cimento

O cimento portland é composto de clínquer e de adições. O clínquer é o principal componente e está presente em todos os tipos de cimento portland. As adições podem variar de um tipo de cimento para outro e são principalmente elas que definem os diferentes tipos de cimento.
2.1 Clínquer
O clínquertem como matérias-primas o calcário e a argila, ambos obtidos de jazidas em geral situadas nas proximidades das fábricas de cimento. A rocha calcária é primeiramente britada, depois moída e em seguida misturada, em proporções adequadas, com argila moída. A mistura formada atravessa então um forno giratório de grande diâmetro e comprimento, cuja temperatura interna chega a alcançar 1450°C. O intensocalor transforma mistura em um novo material, denominado clínquer, que se apresenta sob a forma de pelotas. Na saída do forno o clínquer, ainda incandescente, é bruscamente resfriado para posteriormente ser finamente moído, transformando-se em pó.
O clínquer em pó tem a peculiaridade de desenvolver uma reação química em presença de água, na qual ele, primeiramente, torna-se pastoso e, emseguida, endurece, adquirindo elevada resistência e durabilidade. Essa característica adquirida pelo clínquer, que faz dele um ligante hidráulico muito resistente, é por sua propriedade mais importante.
2.2 Adições
As adições são outras matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado. Essas...
tracking img