Concreto De Alto Desempenho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1200 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de maio de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
CAD: Durabilidade com Economia

O Concreto de Alto Desempenho - CAD é um dos materiais de construção que mais tem se desenvolvido nos últimos anos, tanto no Brasil quanto mundialmente, fato este acompanhado em todas as edições do jornal Tecnologia do Concreto Armado em Notícias. Desenvolvido na Noruega na década de 50 e adotado no Brasil, o CAD é um concreto de avançada tecnologia, cujosconstantes estudos e experiências têm possibilitado significativas evoluções na qualidade do produto nos últimos anos.
Superando em excelência a principais características do concreto tradicional - como resistência mecânica inicial e final elevada, baixa permeabilidade, alta durabilidade, baixa segregação, boa trabalhabilidade, alta aderência, reduzidas exsudações e retrações, entre outras - graças àmisturas de cimentos e agregados convencionais com sílica ativa e aditivos plastificantes, o CAD é reconhecido pela sua baixa relação a/c (em torno de 0,4) e valores de resistência que podem ultrapassar 120 MPa. Devido a essas características, é especialmente apropriado para projetos onde a durabilidade com economia é condição indispensável para sua execução.
Muitas são as vantagens que justificam ocrescente emprego do CAD n setor da construção. No Brasil, é possível destacar três fatores fundamentais: a alta durabilidade, a possibilidade de se construir estruturas mais esbeltas e a resistência do material em regiões particularmente agressivas.

Parte superior do formulário
Durabilidade inquestionável
Segundo o Prof. Pierre-Claude Aïtcin, da Universidade de Sherbrooke e diretor científico noCanadá do Centro de Excelência em Concreto de Alto Desempenho (que esteve no Brasil em 1999 proferindo palestras e acaba de lançar a versão em português de seu livro sobre o tema), a durabilidade é, sem dúvida, a principal responsável pelo crescimento no uso do CAD em todo o mundo.
Um exemplo claro é a Torre Norte do CENU - Centro Empresarial Nações Unidas, em São Paulo. Com 84 mil m2 de áreaconstruída e 158m de altura, distribuídos em 36 pavimentos, a Torre Norte é atualmente o maior edifício do país construído com esse material. Ao todo, foram utilizados na estrutura 28 mil m3 de CAD (com fck variando entre 30 MPa e 50 MPa, com adições de sílica ativa, cujas dosagens eram constantemente reavaliadas na medida em que a estrutura se tornava mais alta). Na análise do Prof. Paulo Helene,titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a primeira avaliação das condições da estrutura do prédio somente precisará ser feita daqui há 250 anos.
A vida longa proporcionada pelo CAD tem produzido outro resultado significativo: seu uso está sendo priorizado em áreas como a de construção hospitalar, onde qualquer manutenção ou reforma futura implicam numa série de transtornos edificuldades, devido às características de utilização do prédio.
Esbeltez e resistência à corrosão
A necessidade de se potencializar os espaços internos, uma das novas características do mercado da construção civil no Brasil, vem levando cada vez mais construtoras a optarem pelo uso do CAD em suas obras. O CAD possibilita, por exemplo, que, em uma mesma metragem total, seja aumentado em até 20% onúmero de vagas numa mesma garagem, ou mesmo torná-las mais espaçosas, a fim de atender a uma demanda de consumidores que possuem veículos de grande porte. Além disso, o Concreto de Alto Desempenho também pode proporcionar ganho de espaço no pé-direito das pavimentos, em virtude da menor espessura das lajes planas.
Graças à imensa faixa litorânea, o Brasil apresenta outro fator de risco para asconstruções, que é a corrosão gerada pela atmosfera salina. O CAD tem demonstrado ser uma excelente opção para vencer essas condições adversas, como por exemplo, no caso do Complexo Industrial e Portuário de Pecém, no Ceará. Trata-se do primeiro porto do país construído com Concreto de Alto Desempenho. O objetivo dos empreendedores era obter uma estrutura resistente, com baixa porosidade e maior...