Concreto com fibras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1483 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Engenharia Civil




















A UTILIZAÇÃO DE FIBRAS NO CONCRETO

(Dosagem de Concreto com Fibras)









Pré-projeto apresentado ao curso de Engenharia Civil do Instituto Unificado de Ensino Superior Objetivo – SSSOBES/IUESO como requisito inicial para elaboração e apresentação do Trabalho de Conclusão deCurso.








PARTICIPANTES:
CLEUBER DIAS MACHADO
GERSON GALDINO DE OLIVEEIRA NETO
LUZIMAR BENTO DA SILVA
MARCOS AURÉLIO D. OLIVEIRA
NÉLIO RODRIGUES DA SILVA
ORIENTEADORA:
VANESSA BORGES






Goiânia – Go., 14 de junho 2012
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO (Fibras de Aço) .......................................03 e 04

2. JUSTIFICATIVAS...............................................................05

3. OBJETIVOS .........................................................................06

4. CRONOGRAMA .................................................................07

5. RECURSOS .........................................................................07

6. FONTES DE FINANCIAMENTO ..................................07

7. REFERÊNCIASBIBLIOGRÁFICAS .............................08

















































01. INTRODUÇÃO (Fibras de Aço)


A utilização do concreto reforçado com fibras de aço ocorre no Brasil há vários anos. As aplicações são bem variadas, indo da utilização em concreto projetado para túneis (FIGUEIREDO, 1997), passandopelo concreto para pavimentos (MORAES; CARNIO; PINTO Jr., 1998) e chegando mais recentemente ao concreto pré-moldado como ocorre com os tubos de água pluvial e esgoto (CHAMA NETO e FIGUEIREDO, 2003). No entanto, estas aplicações ocorriam até o ano passado sem que se dispusesse de norma nacional publicada sobre o assunto. Ou seja, a produção de fibras não precisava atender a qualquer requisito e ocontrole de aplicação do material era praticamente inexistente por falta de referências.
Algumas aplicações, como é o caso dos tubos de concreto para obras de saneamento, têm sua aplicação fortemente restringida por referências normativas, dado que as obras são, normalmente, financiadas e geridas por verbas públicas. Naturalmente, esta situação expunha o mercado a riscos de insucesso causados pelafalta de parâmetros mínimos que servissem de referência para balizar a especificação, seleção e controle do material. Esta situação mudou em 2007, quando a ABNT publicou as primeiras normas sobre o assunto. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar as principais contribuições que estas normas trazem para o mercado nacional.
A norma NBR 15530:07 sobre fibras de aço intitula-se “Fibras deaço para concreto Especificação”. Ela estabelece parâmetros de classificação para as fibras de aço de baixo teor de carbono e define os requisitos mínimos de forma geométrica, tolerâncias dimensionais defeitos de fabricação, resistência à tração e dobramento. Com isso, procura-se garantir que o produto fornecido em conformidade com estes requisitos tenha potencial para proporcionar um desempenhoadequado ao concreto reforçado com fibras de aço (CRFA), desde que sejam observados os cuidados com a dosagem e controle do material.
As fibras de aço podem ser classificadas como fibras de alto módulo. Logo podem ser consideradas como fibras destinadas ao reforço primário do concreto, ou seja, não se destinam ao mero controle de fissuração. As vantagens do emprego do concreto reforçado comfibras de aço são bem conhecidas do meio técnico internacional e começam a ser nacionalmente. MINDESS (1995) .
As fibras de aço são elementos descontínuos produzidos com uma variada gama de formatos, dimensões e mesmo de tipos de aço. Há três tipos mais comuns de fibras de aço disponíveis no mercado brasileiro: fibra de aço com ancoragens nas extremidades, fibra de aço corrugada e fibra de aço...
tracking img