CONCRETO COM AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO

3833 palavras 16 páginas
1

CONCRETO COM AGREGADOS GRAÚDOS RECICLADOS
REFORÇADO COM FIBRAS DE AÇO
STEEL FIBER REINFORCED CONCRETE WITH RECYCLED
COARSE AGGREGATE
Ivie Pietra (1); Antonio D. de Figueiredo (2)
(1) Eng. Civil, Aluna de Mestrado da Escola Politécnica da USP. E-mail: ivie.pietra@poli.usp.br
(2) Eng. Civil, Prof. Doutor da Escola Politécnica da USP.
E-mail: antonio.figueiredo@poli.usp.br

Resumo
As fibras de aço, mesmo quando utilizadas em baixos teores, conferem ao concreto um comportamento pseudo-dúctil ao atuarem como ponte de transferência de tensões pelas fissuras, dificultando a propagação das mesmas. Também são notórios o problema ambiental gerado pelos resíduos de construção e demolição e a importância que têm as pesquisas que objetivam reaproveitar este material. Uma alternativa de reciclagem dos resíduos de construção e demolição que tem sido pouco pesquisada é a substituição dos agregados naturais do concreto reforçado com fibras de aço por agregados reciclados. Como é grande a variabilidade dos agregados reciclados, o controle de sua porosidade, através de sua separação em diferentes faixas de massa específica, é importante para viabilizar ou otimizar o uso do concreto com agregados reciclados reforçado com fibras de aço.
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre a influência do teor de fibras de aço nas tensões de ruptura à tração na flexão e residuais (pós-fissuração) dos concretos convencional e com agregados reciclados de entulho. Os resultados mostram que houve perda da resistência tanto de ruptura quanto residuais dos concretos com agregados reciclados em relação aos com agregados naturais.
Entretanto, com o aumento do teor de fibras, o comportamento do concreto com agregados reciclados se aproximou daquele obtido para o concreto convencional.

Abstract
The steel fibers, even when used in low contents, provide to the concrete a pseudoductile behavior, acting as tensions transfer bridge through the cracks,

Relacionados