concreto com addição de fibras

2915 palavras 12 páginas
Concreto simples, não armado, é um material frágil, quebradiço, com uma baixa resistência à tração e uma baixa capacidade de alongamento na tração. O papel das fibras descontínuas, distribuídas aleatoriamente, é o de atravessar as fissuras, que se formam no concreto, seja quando sob a ação de cargas externas ou quando sujeito à mudanças na temperatura ou na umidade do meio ambiente. Concreto Reforçado com Fibras (CRF) pode ser definido como um material feito com cimento Portland, agregados, e contendo fibras descontínuas misturadas. O Concreto Reforçado com Fibras vem sendo usado desde 1960. As fibras têm sido encaradas como uma panacéia para todos os problemas que possam ser encontradas nas obras de concreto. Infelizmente, isso é incorreto. Embora as fibras possam melhorar algumas das propriedades do concreto, o seu uso nunca resultará em um concreto sem fissuras. Em 1960 foram usadas fibras de asbestos misturadas ao cimento. Desde então têm sido usados outros tipos de fibras como: aço, polipropileno, carbono, vidro, nylon, celulose, acrílico, polietileno, madeira, sisal, etc. As fibras mais usadas são as fibras de aço e as fibras de polipropileno.
TIPOS DE FIBRAS DISPONÍVEIS Existe atualmente no mercado uma grande variedade de fibras que podem ser utilizadas para reforço de materiais compósitos. Elas diferem entre si pela composição física e química, propriedades mecânicas e resistência quando expostas aos meios agressivos (VENDRUSCOLO, 2003). Estas fibras podem ser divididas em quatro grandes grupos: naturais, poliméricas, minerais e metálicas.
Fibras Naturais
Os primeiros tipos de fibras empregados em obras de terra de que se tem registro são as fibras naturais. Dentre os materiais utilizados na confecção de fibras naturais podem ser citados: bambu, juta, capim elefante, malva, coco, piaçava, sisal, linho, celulose e cana de açúcar. Algumas destas fibras podem atingir grandes resistências, como as fibras de bambu, cuja resistência geralmente supera

Relacionados

  • Livro Historia ES
    294690 palavras | 1179 páginas