Concreto cimento argamassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Seminário de materiais da construção civil da disciplina de Sistemas Construtivos do curso de Técnicas de Transações Imobiliárias.
Cimento, concreto e argamassa são os três primeiros a serem exibidos aqui. Os três fazem parte tanto do conjunto de estrutura de um projeto de construção, bem como do sistema de vedação (o cimento e argamassa revestimentos, por exemplo).
O conteúdo do trabalhofoi compilado de artigos em sites especializados dos referidos materiais e de associações específicas, como a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland).
Abordamos também reportagens de duas revistas importantes de circulação mensal na área da Construção Civil: Guia de Construção e Téchne.
Seguimos os seguintes tópicos para desenvolvimento do trabalho: história do material, tipos,aplicações, principais fornecedores, normas NBR e preços médios praticados em onze estados brasileiros.
Finalizamos com novidades e curiosidades dos três materiais no mercado brasileiro e mundial. Alguns apresentados na Feira CONCRETESHOW 2012 realizada de 29 a 31 de Agosto de 2012 no centro de exposições Imigrantes em São Paulo.

1 Slide
cimento é um material cerâmico que, em contato com a água,produz reação exotérmica de cristalização de produtos hidratados, ganhando assim resistência mecânica.
A origem do cimento remonta há quase de 4.500 anos. Os importantes monumentos do Antigo Egito, eram usados solos vulcânicos que endurecima em contato com a agua
1824, o construtor inglês Joseph Aspdin queimou conjuntamente pedras calcárias e argila, transformando-as num pó fino. cimento Portland,que recebeu esse nome por apresentar cor e propriedades de durabilidade e solidez semelhantes às rochas da ilha britânica de Portland.
No Brasil em 1924, marca implantação da industria de cimento pela Companhia Brasileira de Cimento Portland de uma fábrica em Perus, Estado de São Paulo depois de varias tentativas fracassadas anteriormente. Até então, o consumo de cimento no país dependiaexclusivamente do produto importado.
Slides 2 fabricação
Etapa 1 – matéria prima carbonato de cálcio, sílica, alumínio e minério de ferro) extraídas das minas por meio de detonações. Em seguidas, são trituradas e transportadas para a fabrica
Etapa 2 – depois de trituradas um pó fino conhecido como cru que é pré-aquecido e em seguida introduzido em um forno rotativo. O material é aquecido a umatemperatura de 1.500º C (por uma chama de 2.000º C), antes de ser subitamente resfriado por rajadas de ar. Assim é produzido o clínquer, o material básico necessário para a produção de todos os tipos de cimento.
Etapa 3 – É adiconada gesso, depois moído. Com algumas adições varias proporções essas adições, que podem ser recursos naturais ou subprodutos industriais, resultam em varias propriedadesespecificas e em seguidas armazenados

Slides 3

Os tipos de cimento diferenciam-se de acordo com as adições que lhe são feitas no processo de moagem
Cimento Portland CP II (NBR 11578) é mais indicado em lançamentos maciços de concreto, onde o grande volume da concretagem e a superfície relativamente pequena reduzem a capacidade de resfriamento da massa.
Cimento Portland CP II-Z
CimentoPortland Composto CP II-E (com adição de escória granulada de alto-forno)
Cimento Portland Composto CP II-F (com adição de material carbonático - fíler)
Cimento Portland de Alto Forno CP III (com escória - NBR 5735)
Cimento Portland de Alto Forno CP III (com escória - NBR 5735)
Cimento Portland CP V ARI - (Alta Resistência Inicial - NBR 5733)
Cimento Portland CP (RS) - (Resistente a sulfatos -NBR 5737)
Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC) - (NBR 13116)
Cimento Portland Branco (CPB) - (NBR 12989)
PREÇOS MEDIOS Varria entre 18,96 (SP a 25,15 posto distribuidor sacos de 50 kilos.

Concreto
O concreto é basicamente a mistura de cimento, água, pedra e areia, despejado em fundações e um dos materiais mais usados no mundo.
E um material relativamente novo, os romanos...
tracking img