Concreto asfaltico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (664 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCRETO ASFÁLTICO

Também chamado de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ). É um revestimento flexível, resultante da mistura a quente, em usina apropriada, de agregado mineral graduado,material de enchimento (filer) e material betuminoso, espalhada e comprimida a quente. É a mistura de mais alta qualidade, em que um controle rígido na dosagem, mistura e execução deve atender aexigências de estabilidade, durabilidade, flexibilidade e resistência ao deslizamento preconizados pelas Normas Construtivas. Propriedades fundamentais das misturas de concreto betuminoso:Durabilidade,flexibilidade, estabilidade e resistência ao deslizamento. Pode ser composto de: Camada de nivelamento, camada de ligação (Binder) e rolamento

Geralmente são utilizados os seguintes materiais nacomposição de um concreto asfáltico:
- Materiais betuminosos: CAP 30/45, 50/70 (mais usados)
- Agregados graúdos: Pedra Britada
- Agregados miúdos: areia, pó de pedra ou mistura de ambos.
- Filer:Cimento Portland, cal, pó calcário


Dosagem do concreto asfáltico

Após a definição dos materiais a serem empregados na mistura asfáltica (agregados, filer e tipo de ligante) passa-se a dosagem doconcreto betuminoso, onde o teor de asfalto residual é o item fundamental. Para a dosagem do concreto betuminoso, normalmente devem ser vencidas as seguintes etapas:
1ª - Escolha dos agregados ematerial betuminoso
2ª - Determinação das porcentagens com que os agregados (grosso e fino) e filer devem contribuir na mistura de modo a atender as especificações com relação a granulometria.
3ª -Determinação do teor ótimo de betume. Esta operação pode ser feita por tentativas, aonde se vai variando o teor de asfalto e comparando os resultados de ensaios de estabilidade para vários teoresestudados. Existem outros processos que dão idéia bem aproximada do teor de asfalto como o método da área específica ou o método dos vazios.
4ª - Comparação da mistura estudada com as exigências das...
tracking img