Concorrencia Monipolistica

976 palavras 4 páginas
Concorrência Monopolística

INTRODUÇÃO

Para a visualização da dinâmica desta estrutura de mercado, vamos analisar as hipóteses básicas deste mercado, vamos relatar o significado e as características da estrutura do mesmo chamada de Concorrência Monopolística.
Podemos destacar a diferenciação do produto como arma fundamental deste mercado, fazendo com que haja um sobre salto desta empresa em relação às demais concorrentes.

OBJETIVO DO TRABALHO

O objetivo do trabalho é relatar o que é concorrência monopolística e exemplificar.

Concorrência Monopolística

Segundo Rossetti, (2012) “a concorrência monopolística é uma estrutura de mercado cujo, as duas principais características são o elevado número de concorrentes que dominam fatias pequenas do mercado e a diferenciação de seus produtos”. O Grande número de empresas justifica a palavra “concorrência” e a diferenciação dos produtos faz com que a empresa alcance um nicho maior no mercado, justifica a palavra “monopolística”. De acordo com Vasconcellos, (2012) “a concorrência imperfeita ou monopolística é uma estrutura de mercado intermediaria entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com o oligopólio devido às seguintes características:
Numero relativamente grande de empresas com poder concorrencial, com segmentos e produtos diferenciados, podendo ser por características físicas, qualidade ou prestação de serviços (pós venda).
Margem de manobra para fixação de preços não muito ampla, devido à existência de produtos substitutos no mercado."

Na concorrência monopolística, cada empresa vende em principio, um produto diferenciado, mas que tem fortes candidatos no mercado para substituí-los: um nítido meio termo entre a insubstitutibilidade do produto do monopólio puro e a perfeita homogeneidade do produto da empresa perfeitamente competitiva. ROSSETTI, (2012).

A

Relacionados

  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTAO E MARKETING 2015
    6406 palavras | 26 páginas