CONCORRENCIA CONSUMIDOR E O PUBLICO ALVO

1463 palavras 6 páginas
CONCORRÊNCIA

O mercado de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal é muito competitivo, tanto no Brasil como na América Latina. O posicionamento das marcas, imagem e lançamento de novos produtos e publicidade são fatores importantes nesta competição. Enfrentamos competição significativa em duas categorias: no setor de venda direta e na indústria de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos.
Hoje já temos, segundo dados da SIPATESP/Abihpec, um market share, no Mercado Alvo, de 21,6%, divididos em: 33,0% no mercado de perfumaria e cosméticos e 11,3% no mercado de higiene pessoal. Assim, ao avaliarmos a alta dispersão no share entre as diferentes categorias em que atuamos (perfumaria, cabelos, sabonetes, etc) e tendo em vista a grande cobertura do nosso canal, presente em mais 5,0 mil municípios, acreditamos ter uma grande oportunidade de crescimento.
Assim, considerando o mercado total apurado pela SIPATESP/Abihpec, nossa participação em 2008 foi de aproximadamente 15,2%. Já de acordo com os dados de mercado divulgados pela Euromonitor em 2008, nossa participação seria de 12,9%.
No canal de venda direta, nossa participação no mercado brasileiro de cosméticos, fragrâncias e produtos de higiene pessoal foi de 51,9% em 2008, com base em dados da SIPATESP/Abihpec.
No mercado de perfumaria e cosméticos, os maiores concorrentes são a Avon, que tem no Brasil um de seus maiores mercados, e O Boticário. Já no mercado de higiene pessoal os principais concorrentes são as empresas que atuam no varejo tradicional, tais como Unilever, P&G, Colgate, L’Oréal, entre outras.
Nossos concorrentes para categorias específicas de produtos incluem produtores brasileiros e multinacionais que vendem seus produtos através de varejistas, franquias e a venda direta (Avon). A seguir destacamos alguns desses concorrentes:
• Fragrâncias. Avon e O Boticário;
• Produtos para cuidado do corpo e da pele. Avon, Beiersdorf AG (fabricante da Nivea e outros produtos), L’Oréal S.A.,

Relacionados