Concordancia nominal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Concordância nominal
Regra Geral
 A sintaxe de concordância faz com que as palavras dependentes concordem, nas suas flexões, com as palavras de que dependem na frase. A concordância pode ser Verbal ou Nominal, depende dos elementos que estiverem se relacionando. Em todas as nossas aulas, temos visto estruturas oracionais simples, com o objetivo de que você entenda como pensar a gramática e,assim, aplicá-la a qualquer estrutura que venha a ser apresentada no Vestibular– lembre-se de que há textos com linguagem direta e outros com estruturas mais elaboradas. 
Concordância Nominal: É a concordância em gênero e número do adjetivo, artigo, numeral e pronome com o substantivo a que se referirem.
O adjetivo, com função de adjunto adnominal, referindo-se a dois ou mais substantivos:
 
a)posposto, referindo-se a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, o adjetivo concordará no masculino plural ou com o substantivo mais próximo.
Concordância nominal
Regra Geral
 A sintaxe de concordância faz com que as palavras dependentes concordem, nas suas flexões, com as palavras de que dependem na frase. A concordância pode ser Verbal ou Nominal, depende dos elementos queestiverem se relacionando. Em todas as nossas aulas, temos visto estruturas oracionais simples, com o objetivo de que você entenda como pensar a gramática e, assim, aplicá-la a qualquer estrutura que venha a ser apresentada no Vestibular– lembre-se de que há textos com linguagem direta e outros com estruturas mais elaboradas. 
Concordância Nominal: É a concordância em gênero e número do adjetivo,artigo, numeral e pronome com o substantivo a que se referirem.
O adjetivo, com função de adjunto adnominal, referindo-se a dois ou mais substantivos:
 
a) posposto, referindo-se a mais de um substantivo de gênero e número diferentes, o adjetivo concordará no masculino plural ou com o substantivo mais próximo.

 Amiga e amigo sincero (s).
 Amigo e amigas sinceras (os).
b) anteposto,referindo-se a mais de um substantivo, o adjetivo concordará com o substantivo mais próximo.

Sincera amiga e amigo.
Sincero amigo e amiga.

A função sintática e a posição do adjetivo irão influenciar na concordância.
Concordância do adjetivo predicativo do sujeito
*O adjetivo predicativo concorda com o sujeito em gênero e número.
A lua estava cheia.
*Se o sujeito for composto e for do mesmogênero, o predicativo concordará no plural e no gênero dos sujeitos, se estiver posposto.
 A lua e o céu estavam maravilhosos
*Se o predicativo estiver anteposto:
Estava maravilhosa a lua e o céu
Estavam maravilhosos a lua e o céu
Já em relação ao adjetivo, com função de predicativo do objeto, a gramática indica outro procedimento: este ficará sempre no plural, quando se referir a mais de umsubstantivo, núcleos do objeto.
Concordância do predicativo do objeto
Julguei inadequados seu comportamento e sua fala.
Julguei seu comportamento e sua fala inadequados.
Algumas construções apresentam dificuldades no cotidiano... Não raro aparecem problemas nessas estruturas – veja:
Nas construções do tipo é bom, é preciso, é necessário, é proibido, o adjetivo predicativo ficará no masculinosingular, se não houver determinante para o sujeito.
É necessário paciência
 A paciência é necessária
É proibido entrada a menores de 18 anos.
É proibida a entrada de menores de 18 anos.
Entrada proibida
Se há estruturas como essas que deixam muita gente em dúvida, também há palavras que causam a mesma sensação...Você é uma mulher e vai agradecer a um homem - diz “Muito obrigada” ou“Muito obrigado”? E o inverso? O homem que irá agradecer à mulher?

A palavras anexo/ obrigado/ mesmo/ incluso/ quite/ leso, quando acompanham substantivos são adjetivos, portanto, devem concordar com o nome a que referem.
Analise os documentos anexos.
Elas mesmas faziam suas roupas.
Muito obrigada, disse Juliana ao amigo.
Atente a duas palavras que são invariáveis, o quer dizer que, mesmo se...
tracking img