CONCOL: UMA CAUSAÇÃO

2509 palavras 11 páginas
CONCOL: UMA CAUSAÇÃO

Maralice de Souza Neves
Faculdade de Letras da UFMG

O campo do qual escrevo é o da educação, e a área é a da Linguística Aplicada à formação de professores. Volto-me para a relação pedagógica no ensino de línguas estrangeiras e o lugar de onde enuncio é o do discurso atravessado pela psicanálise freudo-lacaniana. Proponho-me a discutir como lidamos com o Real da psicanálise. Definido precisamente como o impossível, uma vez que situado fora de todo campo demarcável e, por isso, denominado por Lacan (1972-1973 [1985]) como ex-istente, O Real se nos apresenta nas situações de impasse, de surpresa, de não saber o que fazer diante daquilo que parece não ter solução durante o processo de ensino/ aprendizagem de uma língua estrangeira.
Nessa concepção, apresento o que causou o ConCol (ContinuAÇÃO Colaborativa) e como a sua causa tem sido conduzida. O ConCol é um projeto de extensão em educação continuada da Faculdade de Letras da UFMG que atende a mais ou menos 15 professores de língua inglesa da educação básica (5ª. à 8ª. série) e secundária (1º. Ao 3º. ano) em Belo Horizonte e cidades vizinhas. O Concol surgiu para ser lugar de fazer aflorar o desejo como causa e não como fim (Lacan, 1953). Os docentes que participam do ConCol, em sua maioria, já haviam participado de outro projeto chamado Educação Continuada de Línguas Estrangeiras (EDUCONLE), dentro do mesmo programa de extensão. O Educonle tem duração máxima de um ano e se propõe a sensibilizar o participante para a necessidade de renovar suas práticas pedagógicas e para se capacitar melhor linguisticamente. Desse modo, ao término do Educonle, muitos quiseram dar continuidade a uma formação que eles próprios consideram somente iniciada no projeto anterior e nos puseram uma demanda, à qual atendemos: criamos o Concol.
Os docentes participantes, comumente, se encontram diante de vários impasses suscitados por sua prática. Dentre os impasses, destaco dois com os quais lidamos mais

Relacionados