Conclusão iso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1852 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sumário

1. Introdução

1.1 Histórico ISSO

1.2 O Que é a Norma ISO 9001?

1.3 O Que ela Certifica

1.4 O que é a ISO 9001:2000

1.5 Vantagens na Adequação a NBR ISO 9001/2000

1.6 Porque as Empresas Precisam Ter ISO

1.7 Quanto Custa Implantar ISSO

1.8 Quanto Tempo Leva para Implantar ISO

1.9 Os benefícios ISO 9001

2. Procedimentos Para Obter um Certificado ISO 90012.1 Qual a Validade do Certificado ISO?

2.2 Relação ISO 9001-9002-9003-9004

2.3 Conclusão

2.4 Referências

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar os resultados decorrentes da implantação
do sistema de gestão da qualidade, conforme a NBR ISO 9001:2000, abordando-se os aspectos relevantes que contribuíram para as melhorias de qualidade obtidas e discutí-las perante osresultados obtidos num universo mais amplo de empresas certificadas, conforme pesquisa efetuada pela ABNT/CB-25. Os resultados mostraram que a certificação do sistema de gestão da qualidade na empresa Proserv melhorou a qualidade, com redução das não conformidades e refugos e conseqüente melhoria da satisfação dos clientes, tendo como fatores de influência no sucesso da implantação do sistema de gestãoda qualidade o treinamento e o comprometimento das pessoas.

Palavras-chave: sistema de gestão da qualidade; treinamento; indicadores da qualidade; NBR ISO 9001:2000.
1. Introdução
Já há algum tempo têm-se observado o crescente movimento das organizações e clientes pela busca da qualidade nos seus processos produtivos e prestação de serviços.
Mostrando com isso a preocupação das empresaspara a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade(SGQ). Acarretando assim para uma gestão com o foco no cliente e na melhoria continua dos seus processos.
E no mercado existe algumas ferramentas de apoio para atingir objetivos com tudo o mais utilizado e que traz consigo um melhor entendimento e de fácil aplicação é a adequação as Normas das Séries ABNT ISO 9000/2000 pois representa um consensointernacional de boas práticas de gestão como o propósito de assegurar que a empresa possa continuamente atender as exigências de qualidade.

1.1 Histórico ISO
A ISO, sigla que significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization). A sigla ISO é uma referência à palavra Grega ISO, que significa igualdade. È uma entidade não-governamental criadaem 1947 e com sede em Genebra - Suíça. Que tem por objetivo a divulgação mundial do desenvolvimento da normalização e de atividades relacionadas para a facilitação de intercâmbio internacional de bens e serviços e também na cooperação nas esferas Intelectual, científica, tecnológica e de atividade econômica. No Brasil a ISO é representada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Porconseqüência desta instituição surgio a ISO Série 9000, que foi criada em 1987, na Suíça, para facilitar as relações comerciais e melhorar a gestão da qualidade da empresas.

1.2 O Que é a Norma ISO 9000?
As Normas ISO 9000 são Normas de gestão e garantia da qualidade que dão as diretrizes para implantação do Sistema de Gestão da Qualidade ao especificar todas as fases da produção ou daprestação de serviços, desde a execução até o pós-venda. Portanto, a ISO 9000 tem por objetivo organizar por escrito todas as fases do processo produtivo (procedimentos) e registrar as ações realizadas. Através dessa documentação pode-se definir todo o processo produtivo e melhora-lo.
A ISO 9000 visa a redução de desperdícios, maior eficiência da mão-de-obra e maquinaria, análise de segurança emelhoria das relações de mercado, proporcionando aumento da produtivo e maximização dos lucros.

1.3 O Que ela Certifica
Certifica o Sistema de Gestão da Qualidade, avaliando as organizações na conformidade de fornecimento de produtos e/ou serviços, ou seja, de acordo com requisitos estabelecidos. Que da série ISO 9001 são:

- Sistema de Gestão da Qualidade
- Responsabilidade da Direção
-...
tracking img