CONCLUSÃO
Globalização implica uniformização de padrões econômicos e culturais em Âmbito mundial. Historicamente, ela tem sido indissociável de conceitos como hegemonia e dominação, da qual foi,sempre, a inevitável e previsível consequência.
O termo globalização e os que o antecederam, no correr dos tempos, definem-se a partir de uma verdade mais profunda, isto é, a apropriação de riquezas domundo com a decorrente implantação de sistemas de poder. A tendência histórica à globalização - fiquemos com o termo atual - é um fenômeno que, no Ocidente moderno, tem suas raízes na era doRenascimento e das Grandes Navegações, quando a Europa emergiu de seus casulos feudais. Paralelamente no início da globalização, traduzida na europeização da América, tivemos a criação da imprensa (1455). Àtecnologia que permitiu ao europeu expandir a sua civilização, correspondeu a tecnologia que lhe possibilitou expandir a informação. Até a Revolução Industrial, no entanto, o processo de globalizaçãofoi acanhado - pouco afetou Ásia e África. Resultavam-se de mecanismos predatórios e ainda incipientes da apropriação.
 Com a Revolução Industrial e a liberação do Capitalismo para suas plenaspossibilidades de expansão, a globalização deu um salto qualitativo e significativo. Para entender este salto, é preciso ter presente que: é intrínseco ao Capitalismo a apropriação e, por suposto, aexpansão. A ampliação dos espaços de lucro conduziu à globalização.
Num primeiro momento, a globalização foi também o espaço para o exercício de rivalidades inter-capitalistas e daí resultaram duas guerrasmundiais. Simultaneamente à globalização da apropriação e da opressão, tentou-se a globalização dos oprimidos, o que levou ao surgimento Internacional de trabalhadores. Os oprimidos não conseguiramcriar uniões duradouras e estáveis.
Ao longo do século XX, a globalização do capital foi conduzindo à globalização da informação e dos padrões culturais e de consumo. Isso se deveu não apenas ao... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 07). Conclusão globalização. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/298809.html

MLA

"Conclusão globalização" TrabalhosFeitos.com. 07 2012. 2012. 07 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/298809.html>.

MLA 7

"Conclusão globalização." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2012. Web. 07 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/298809.html>.

CHICAGO

"Conclusão globalização." TrabalhosFeitos.com. 07, 2012. Acessado 07, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-Globaliza%C3%A7%C3%A3o/298809.html.