CONCLUSÃO

O princípio que orienta a estrutura inclusiva é o de que escolas deveriam acomodar todas as crianças independentemente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais,lingüísticas ou outras. Aquelas deveriam incluir crianças deficientes e superdotadas.
No contexto desta Estrutura, o termo "educação inclusiva" refere-se a todas aquelas crianças ou jovens cujasnecessidades educacionais especiais se originam em função de deficiências ou dificuldades de aprendizagem. Muitas crianças experimentam dificuldades de aprendizagem e, portanto possuem necessidades educacionaisespeciais em algum ponto durante a sua escolarização. Escolas devem buscar formas de educar tais crianças bem sucedidamente, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas.
Existe um consensoemergente de que crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devam ser incluídas em arranjos educacionais feitos para a maioria das crianças. Isto levou ao conceito de escola inclusiva. Odesafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bem sucedidamente educar todas as crianças.
O mérito de tais escolasnão reside somente no fato de que elas sejam capazes de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças: o estabelecimento de tais escolas é um passo crucial no sentido de modificar atitudesdiscriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.
Sociedade essa que deve oferecer educação gratuita e de qualidade para todos.
A formação de professoresespecializados exige a perseverança e o envolvimento no processo de todos que buscam a escola aberta às diferenças. Os caminhos da mudança fazem-se constantemente e não tem fim.
Devemos promover umaefetiva participação dos alunos com deficiência nas atividades escolares, identificando necessidades destes alunos. No entanto só saberemos identificá-las se eles estiverem, de fato, nas redes... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 08). Conclusão de educação inclusiva. TrabalhosFeitos.com. Retirado 08, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Inclusiva/59950.html

MLA

"Conclusão de educação inclusiva" TrabalhosFeitos.com. 08 2011. 2011. 08 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Inclusiva/59950.html>.

MLA 7

"Conclusão de educação inclusiva." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 08 2011. Web. 08 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Inclusiva/59950.html>.

CHICAGO

"Conclusão de educação inclusiva." TrabalhosFeitos.com. 08, 2011. Acessado 08, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Conclus%C3%A3o-De-Educa%C3%A7%C3%A3o-Inclusiva/59950.html.