Conclusão da alegoria da caverna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ácido nucleico é um tipo de composto químico, de elevada massa molecular, que possui ácido fosfórico, açúcares e bases purínicas e pirimidínicas. São portanto macromoléculas formadas pornucleotídeos.
Ocorrem em todas as células vivas e são responsáveis pelo armazenamento e transmissão da informação genética e por sua tradução que é expressa pela síntese precisa das proteínas.
Os ácidosnucleicos são as biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos: ácido desoxirribonucleico - DNA e ácido ribonucleico - RNA.Utilizando técnicas apropriadas, foi possível isolar os ácidos nucleicos e identificar os seus constituintes. Ambos são compostos por acidos nucleicos, e ambos tem bases fosfato!!
Nos ácidos nucleicospodem identificar-se três constituintes fundamentais:
* Ácido fosfórico - confere aos ácidos nucleicos as suas características ácidas. Faz as ligações entre nucleotídeos de uma mesma cadeia. Estápresente no DNA e no RNA.
* Pentoses - como o próprio nome descreve, é um açúcar formado por cinco carbonos. Ocorrem dois tipos: a desoxirribose e a ribose.
* Base nitrogenada - há cinco basesazotadas diferentes, divididas em dois grupos:
* Bases de anel duplo (puricas)- adenina (A) e guanina (G);
* Bases de anel simples (pirimidicas)- timina (T), citosina (C) e uracila (U).Funções: Os ácidos nucléicos são o DNA e o RNA. Os dois são formados por nucleotídeos.
O DNA possui a função de guardar a informação genética dos organismos. A seqüência lógica de nucleotídeosforma o gene. O conjunto de seqüência genéticas de um organismo forma o seu genoma.
O RNA é formado a partir do DNA, pela complementaridade das bases nitrogenadas, e ele leva a informação de um geneaté os ribossomos para que sejam produzidas as proteínas- síntese proteica.

O ácido de desoxirribonucléico tem como pentose a desoxirribose, possui fita dupla, existe apenas um tipo, está...
tracking img