Concilio de niceia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (828 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TEOLOGIA E CIÊNCIAS HUMANAS-FATECH



TEOLOGIA SISTEMÁTICA: TRINDADE



ITAUBAL-AP
2012
ELTON BENEDITO BARBOSA E BARBOSA

CONCÍLIO DENICÉIA

Trabalho apresentado como requisito avaliativo parcial da disciplina Teologia Sistemática: Trindade, sob orientação do professorespecialista Claudio Roberto de Melo Martins.

ITAUBAL-AP
2012
1- Faça uma síntese sobre o Concílio de Nicéia destacando as principais doutrinas.

O Concílio de Nicéia aconteceu na cidadede Nicéia da Bitínia, (atual Iznik, Turquia) sob o comando do imperador romano Constantino I, em 325 d.C.. O Concílio de Nicéia foi a primeira tentativa da igreja para obter um consenso através de umaassembleia representando toda a cristandade.
O seu principal feito foi o estabelecimento da questão cristológica entre Jesus e Deus; a construção da primeira parte do Credo Niceno; afixação da data da páscoa e a promulgação da lei canônica.
A região cristã nessa época era majoritária apenas no oriente. No ocidente ainda era minoritária especialmente entre os pagãos, vilasrústicas. Daí o nome de pagãos para os gentios. Uma exceção era a região de Cartago ou Túnis. O Papa em exercício na época, Silvestre I, não compareceu ao concílio, que aconteceu no oriente, à grandedistância de Roma.
Nesse período em razão do povo ainda estar a procura de uma fórmula satisfatória para a compreensão de como conciliar a divindade de Jesus Cristo com o dogma num único Deus,surge o presbítero Ário em Alexandria com sua tese que dizia que Jesus é uma “criatura do Pai”, não sendo, portanto, eterno. Ário provocava a igreja em tom irônico que “houve um tempo em que o filhonão existia”; dizia que Cristo teria sido apenas um instrumento de Deus, mas sem natureza divina. Aderiram ao seu ensinamento outros bispos e presbíteros, como o bispo Eusébio de Cesareia,...
tracking img