Conciliação, medição e arbitragem

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 11 de janeiro de 2011
Introdução

Esse trabalho tem o objetivo demonstrar a utilização da Mediação, da Conciliação e da Arbitragem. Dentro do contexto mostrar qual o papel do Perito Contábil dentro dos deles.

APerícia Contábil consiste em constitui um conjunto de procedimentos técnicos e científicos destinado a trazer a instancia decisória em meios de provas necessárias a subsidiar à justa solução do litígio,mediante Laudo pericial ou Parecer Técnico.
Na perícia existem varias formas de atuar, temo como exemplo, a Conciliação, a Mediação e a Arbitragem.
A Conciliação é o meio de resolução de conflitos emque as partes confiam a uma terceira pessoa (o conciliador), na função de aproximar e orientar na construção de um acordo. No processo de conciliação o conciliador tem o objetivo de criar uma novamentalidade voltada para pacificação entre as partes, diminuir o tempo de litígio, viabilizar a solução de conflitos por meio informais e simplificados, causando uma redução nos Processos no PoderJudiciário.
Já a mediação, segundo COOLEY e LUBET,
“pode ser definida como um processo no qual uma parte neutra ajuda os contendores a chegar a um acerto voluntário de suas diferenças mediante um acordoque define seu futuro comprometimento”. (COOLEY, John W. e LUBET, Steven. Advocacia de arbitragem. Brasília: UnB, 2001. 412p., p.23).
Para LEMOS, “a mediação, embora não disciplinada na legislaçãobrasileira, envolve a tentativa das partes em litígio para resolver suas pendências com o auxilio de um terceiro, necessariamente neutro e imparcial, que desenvolve uma atividade consultiva, procurandoquebrar o gelo entre as partes que, permanecem com o poder de pôr fim à querela mediante propostas e soluções próprias". (LEMOS, Manoel Eduardo, Arbitragem & Conciliação, reflexões jurídicas. Brasília:Consulex, 2001. 233p., p.81).
Em síntese, podemos dizer que, a medicação é um procedimento para resolução de controvérsias havida entre duas ou mais pessoas, e um método que desenvolve de forma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conciliação e Arbitragem
  • Mediação conciliação e arbitragem.
  • Mediação conciliação e arbitragem
  • Conciliação, Mediação e Arbitragem
  • Conciliação, mediação e arbitragem
  • Arbitragem, conciliação, mediação
  • mediacao conciliacao e arbitragem
  • Mediaçao, conciliaçao e arbitragem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!