Conciencia negra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
Transição do trabalho escravo para o assalariado
Durante os anos da colonização do Brasil e durante os primeiros anos do império os negros trabalharam como escravo. o Brasil passa a sofrer uma pressão da Inglaterra para acabar com a escravidão, pois a mesma buscava novo mercado consumidor. A princesa Isabel assinou a Lei Aurea abolindo a escravatura por pressão interna (abolicionistas erepublicanos) e externa (Inglaterra). 

Os negros então libertos, alforriados, não tinham como se manter e assim continuaram exercendo as mesmas funções da época da escravidão, nestas circunstancias os outros foram expulsos das fazendas foram tentar a sorte nas cidades e devido a falta de qualificação profissional para trabalhar em industrias levou-os a construir favelas.

O Brasil assumiu umanova postura capitalista se  trabalhva em troca de mercadorias ou "dinheiro", algumas pessoas chegavam a trabalhar 16 horas por dia ou mais, muitos trocavam sua mão de obra por pequenos terrenos, produtos agricolas, comida, outros utensilios e as vezes por dinheiro. No Brasil Republica o trabalho livre substituiu o trabalho escravo.

No governo de Vargas foram criadas as leis trabalhistas notaveis:crianças foram proibidas de trabalhar em fabrica, criou a aposentadoria . Em 1940 foi decretada a lei do sálario minimo mas naquela epoca seu valor era razoavel, mas a maioria  da população ainda vivia no campo e poucos eram assalariados . Os fazendeiros não precisavam pagar salario minimo ou ferias  aos trabalhadores rurais, os mesmos não tinham direito a aposentadoria.
2
A Lei do VentreLivre concedeu liberdade aos escravos nascidos no Brasil após a data de promulgação da m1820esma. Representou mais um passo na escalada ruma à libertação de todos os negros utilizados como mão-de-obra escrava no país.
Desde o começo do século XIX se iniciaram os debates sobre aescravidão no Brasil, ainda na primeira metade do século muitos políticos e intelectuais defendiam aabolição. A pressão foiaumentando à medida que a Inglaterra consolidava sua Revolução Industrial e estabelecia a mão-de-obra assalariada como a melhor para a nova ordem mundial. Como o trabalho do escravo não cabia de nenhuma remuneração, essas pessoas não se faziam como consumidores para os produtos gerados nas novas fábricas inglesas.
Na década de 1830 surgiu no Brasil a primeira lei coibindo o trabalhoescravo, mas queacabou sendo ignorada pelos proprietários de escravos. O choque maior sobre a utilização do trabalho compulsório aconteceria em 1845 com a promulgação da lei inglesa Bill Aberdeen. Através desta, a Inglaterra se colocava no direito de legislar sobre os navios que realizassem o tráfico negreiro em sentido ao Brasil, a lei proibia tal comércio no Oceano Atlântico. Como o Brasil tinha relação muitoíntima com a Inglaterra, por causa de sua liderança econômica mundial, teve que atender à solicitação. Todavia, é claro que houve manobras para que a utilização da mão-de-obra escrava não se encerrasse naquele momento. Nos primeiros anos após a lei o Brasil foi impactado de tal forma que em 1850 foi promulgada a Lei Eusébio de Queirós no país estabelecendo também o fim do tráfico negreiro. A medidainglesa que teve como consequência a lei brasileira causou a insatisfação de muitos fazendeiros, os quais arrumaram alternativas para conseguir seus trabalhadores, como o tráfico interno, por exemplo. Entretanto nas décadas seguintes o número de escravos chegados ao Brasil voltou a aumentar substancialmente.
O debate em torno da abolição do trabalho escravo ganhava cada vez mais forma no Brasil. Nocomeço da década de 1870 o Partido Liberal e o Partido Conservador debatiam no Parlamento outra medida de extinção do trabalho compulsório. Por vários meses os deputados debateram a nova medida, até que em 28 de setembro de 1871 o Senado aprovou a lei nº2040, que já havia sido aprovada pela Câmara também. Mesmo fruto de controvérsias, aLei do Ventre Livre foi aprovada sob o Gabinete...
tracking img