Concert for anarchy -Rebecca Horn

927 palavras 4 páginas
Concert for Anarchy - Rebecca Horn

Rebeca Horn artista Alemã da década de 1980 trabalha em vários suportes e registos e em variadas vertentes das artes plásticas, desde o uso do corpo como body arte e performances e o uso de peças como “extinções corporais” ao desenho/pintura; escultura passando ainda pelos novos media como o vídeo e o recurso ao áudio em algumas obras, realiza ainda instalações onde combina várias peças e elementos, podendo estes ser, ou retirados do quotidiano (podendo sofrer posteriormente algum tipo de alterações) ou a utilização de qualquer tipo de objecto plástico combinando objectos diferentes numa só composição lembrando as cenas oníricas do surrealismo mas tendo, por sua vez, uma carga simbólica ou um conceito que as sustenta e completa.
Neste trabalho, o recursos a um objecto conhecido por todos, o piano de cauda mas colocado de forma invertida. Este trabalho contem movimento e som que permite desencadear, uma série de sensações e reacções por parte de quem contempla a obra, criando assim uma interacção diferente com o próprio espectador numa combinação de áudio-imagem em “forma de movimento” em que o efeito surpresa é um factor bastante apelativo e cria uma experiencia muito mais intensa por se tratar de algo inesperado.
A obra contem então uma espécie de mecanismo dentro do próprio piano programado para explodir a cada dois ou três minutos, empurrando as chaves do teclado num movimento repentino juntamente com um ruído estridente e cacofónico.
O piano encontra-se invertido por isso não podemos associar necessariamente o conceito que temos presente de piano, nem associar a sua função base à obra em questão. Precisamente por esta se encontrar invertida podendo ter assim outra leitura que não a convencional; é como se trata-se de outro objecto que não de um piano, podemos associar assim a uma espécie de máquina, como um triturador de papel em que as teclas rebatidas fazem lembrar o papel quando está no processo de trituração “em

Relacionados

  • Rebecca horn
    3299 palavras | 14 páginas