Concepção de Linha de Expedição de Materiais CKD, na CaetanoBus

19045 palavras 77 páginas
Concepção de Linha de Expedição de Materiais CKD, na CaetanoBus
José Pedro Coelho Guimarães
Dissertação de Mestrado

Orientador na FEUP: Prof. Paulo Osswald
Orientador na CaetanoBus, S.A: Engª Andreia Milheiro

Faculdade de Engenharia da Univer sidade do Porto
Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão

2013-06-30

Concepção de Linha de Expedição de Materiais CKD

Participar na produção em massa pode permitir que um homem continue a ser um ser humano decente; na verdade, é algo tão vil que não o afecta necessariamente. Mas participar na produção em massa não permite que ele continue a ser um operário humano decente.
A eficiência é menos complexa, hoje em dia. A ineficiência pode, por isso, passar facilmente por eficiência e ser, na verdade, eficiente.
Fernando Pessoa, in 'Heróstato'

ii

Concepção de Linha de Expedição de Materiais CKD

Resumo

O presente projeto teve como objetivo o desenvolvimento de uma linha de expedição de
“kits” de autocarro em CKD (Complete Knock-Down ou produto “desmontado”, totalmente entregue às peças), para duas empresas clientes localizadas no Norte de África e na Ásia.
Foram desenvolvidos processos e rotinas padronizadas para expedição dos produtos de acordo com os critérios de qualidade do cliente, reduzindo custos de expedição e diminuindo o tempo total de entrega do produto.
Dada a heterogeneidade das diferentes peças e a sua complexidade de empacotamento, utilizou-se o conhecimento dos operadores baseado na melhoria contínua para atingir a melhor solução para o problema, o embalamento e carregamento em contentor dessas mesmas peças. Foram criados standards de trabalho por operação, instruções de trabalho visuais e esquemas de auxílio ao embalamento, como suporte das atividades da linha.
Ao longo do projeto, foi utilizada a metodologia Lean Management como forma de resolução de outros problemas verificados, que passavam pela redução do desperdício e aumento das tarefas geradoras

Relacionados