Concepção de ensino apendizagem segundo Freinet

900 palavras 4 páginas
Concepção de Ensino/Aprendizagem
A proposta de Freinet atribui atividades escolares as características de um verdadeiro trabalho e coloca a disposição das crianças meios para que elas possam divulgar suas realizações a um publico maior que o grupo-classe, foi com esse intuito que Freinet, introduziu a impressora em sala de aula. Na classe freinetiana a criança não faz lição para receber uma nota do professor, mas realiza um trabalho criativo e recebem dos próprios alunos críticas, sugestões, solicitações.
A expressão infantil circula por meio métodos de comunicação instituídos na sala de aula ou fora dela, por intermédio de técnicas educativas como, por exemplo, o texto livre, o jornal escolar, a correspondência interescolar, o livro da vida.
Em virtude dessa nova concepção a sala de aula adquire as características de uma oficina de trabalho, um local de produção decidida e realizada cooperativamente pelas crianças que, contam com a assessoria do professor. Apresenta-se sobre forma de criação, de pesquisa, de aprendizagens realizadas. A sala é dividida em cantos onde cada canto tem uma atividade diferente, que cada um corresponde a um ateliê de trabalho, os cantos são definidos em função dos objetivos e conteúdos fixados. A criança é quem escolhe o cantinho que vai trabalhar: desenho, escrita, modelagem, pintura, recorte – colagem, jogos de construção, biblioteca, matemática, etc. Cada canto o material necessário para a realização da atividade encontra-se numa forma em que a criança possa utilizá-la e guardá-la sem necessidade da ajuda do professor, por isso as crianças precisam conhecer o lugar do material. Caixinhas de papelão etiquetadas (com desenho e escrita) auxiliam na memorização do local, como também favorecem o contato da criança com a escrita funcional.
Este tipo de organização didática possibilita o respeito aos ritmos de cada criança, e ao mesmo tempo oferece a oportunidade de escolher a atividade que deseja fazer, e assim exercer a sua

Relacionados

  • Psicologia
    1963 palavras | 8 páginas
  • ludico no aprendizado
    17610 palavras | 71 páginas
  • Projeto Pedagogico
    90379 palavras | 362 páginas