Concepcção ensino e aprendizagem

4797 palavras 20 páginas
Cap.1 Concepções de Ensino-Aprendizagem
Logo que a criança é inserida no processo de alfabetização ela é apresentada não só a língua portuguesa, ela é apresentada também a matemática que a acompanhará ao longo da sua vida. Durante o processo de ensino aprendizagem a criança vai construindo seu conhecimento seguindo as etapas do desenvolvimento cognitivo apresentadas por teóricos da área tais como o suíço e psicólogo Jean Piaget, o soviético Lev Vygotsky, a argentina Emilia Ferreiro e o francês Henri Wallon.
As diferentes teorias de aprendizagem e de sua utilização nas instituições de ensino tornam-se importante para educadores e educando, pois novas estratégias e enfoques de ensino, juntamente com reformas curriculares são carregadas de pressupostos presentes nessas teorias de aprendizagem. Segundo Moreira (1999), uma teoria é uma tentativa humana de sistematizar uma área de conhecimento, uma maneira particular de ver as coisas, de explicar e prever observações, de resolver problemas. Segundo ele, três filosofias de pensamento de aprendizagem baseadas em teorias se destacam: comportamentalista; cognitivista (construtivismo); humanista. Teoria comportamentalista diz que é possível modelar o individuo condicionando seu comportamento, para que isto aconteça é necessário que utilize-se os estímulos e reforços adequados. O comportamentalismo estuda as respostas dadas pelo sujeito aos estímulos fornecidos pelo ambiente externo, não levando em consideração o que ocorre em sua mente durante o processo de aprendizagem. Os textos apresentam o que vem a ser a Teoria Comportamentalista, também denominada Behaviorista, bem como a Cognitivista esta se dá por meio do armazenamento organizado de informações na memória de quem aprende levando o sujeito à uma “estrutura cognitiva”.
No enfoque comportamentalista, a ênfase se dá nos comportamentos observáveis e controláveis, tais como as respostas aos estímulos externos. Sustenta que o comportamento é controlado por suas

Relacionados

  • Apostila Etimologia Origem De Palavras
    69215 palavras | 277 páginas