Concep Es De Acad Micos De Enfermagem Sobre O Que Ser Enfermeiro

421 palavras 2 páginas
Concepções de acadêmicos de Enfermagem sobre o que é ser enfermeiro

Introdução

Tem sido realizado diversos estudos a respeito da finalidade do trabalho do enfermeiro esses estudos evidenciam o predomínio da função gerencial no trabalho do enfermeiro, exercida através da supervisão e controle do processo de trabalho. Os profissionais demonstram pouca aceitação, tenho como ideal da profissão a assistência direta ao paciente. A prática do enfermeiro tem sido a de chefia unidades, elabora plano de atividades e escala de plantões dentre outras atividades.
Durante o estágio da graduação o aluno vivencia situações que fogem da sua realidade profissional como prestar cuidados a um único paciente. Ao final de sua graduação o aluno passa a ter noção real sobre o trabalho do enfermeiro.
Considera-se necessário conhecer como os alunos concebem sua futura profissão, partindo de experiências e conhecimentos que a graduação proporciona.
Os resultados mostram que a enfermagem é usada como sinônimo de prestação de cuidados e que as reportagens têm contribuído para reforçar estereótipos, sem mostrar à sociedade uma imagem do enfermeiro próxima daquela que os profissionais têm de si mesmos.
Outro estudo, sobre a percepção dos enfermeiros de unidade de internação sobre gerência, constatou que os mesmo, em suas primeiras experiências profissionais chegam com expectativas de trabalhar na assistência e se deparam, na prática, também com atividades burocráticas o que acaba gerando conflitos.
Com base na problemática apresentada o objetivo geral deste estudo é analisar as concepções que os acadêmicos de enfermagem possuem acerca do trabalho do enfermeiro com objetivos específicos de comparar as concepções que possuem em diferentes momentos da graduação sobre o trabalho do enfermeiro e analisar se a idéia que fazem desse trabalho condiz com realidade da prática profissional.

Metodologia

É um estudo descritivo. Dados foram coletados através de um questionário, duas questões e uma

Relacionados

  • Bioética
    119353 palavras | 478 páginas