Concepções de desenvolvimento humano e prática pedagógica docente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CONCEPÇÕES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO E PRÁTICA PEDAGÓGICA DOCENTE

CONCEITUAÇÃO
1 Apresente uma definição de “Desenvolvimento Humano”

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimentomental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua que se caracteriza pelo aparecimento gradativo das estruturas mentais. Estas são as formas de organização da atividademental que vão se aperfeiçoando e se solidificando ate o momento em que todas elas, estando plenamente desenvolvidas, caracterizarão um estado de equilíbrio superior quanto aos aspectos dainteligência, vida afetiva e relações sociais.

2 Aponte os fatores que influenciam o “Desenvolvimento Humano”

Hereditariedade – a carga genética estabelece o potencial do indivíduo, que pode ou nãodesenvolver-se. A inteligência pode desenvolver-se aquém ou alem do seu potencial, dependendo das condições do meio que encontra.

Crescimento orgânico – refere-se ao aspecto físico. O aumento de alturae a estabilização do esqueleto permitem ao individuo comportamentos e um domínio do mundo que antes não existiam.

Maturação neurofisiológica – é o que torna possível determinado padrão decomportamento.

Meio – o conjunto de influências e estimulações ambientais altera os padrões de comportamento do indivíduo.

3 Apresente os principais aspectos do “Desenvolvimento Humano”

Aspectofísico-motor - refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica. Ex.: A criança que leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha.

Aspecto intelectual – é a capacidade depensamento, raciocínio. Ex.: A criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel ou jovem que planeja seus gastos a partir da sua mesada ou salário.Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em...
tracking img