Concepção de saude-doença e o cuidado em saude

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde a antiguidade o processo saúde – doença e cuidados vêm evoluindo gradativamente, de acordo com as particularidades de cada época e dentro dos limites tecnológicos e científicos existentes. Deinício havia uma grande influência religiosa e pouca ou nenhuma fundamentação médica, porém com o passar dos anos foi se invertendo essa tendência.
Essa evolução tem sido permanente e cada vez maisfica claro a importância e a necessidade da participação multidisciplinar dentro da área da saúde e com as demais áreas que tratam do ser humano (educação, esportes, lazer, assistência social, meioambiente, etc.), além da fundamental participação popular, com o intuito de tratar o indivíduo de forma integral, não se fixando somente no problema de saúde. O trabalho em rede promove ações preventivas,interferindo positivamente no cotidiano das pessoas,observando a sociedade de maneira ampla e ampliando o conhecimento da população da grandiosa engrenagem que move o SUS.
A evolução da medicinafracionou o corpo humano, especificando cada vez mais o cuidado com a saúde, porem devemos enxergar que estamos integrados ao meio ambiente, que é um determinante de doenças e, portanto não podemosficar limitados, mas observar a sociedade num todo.
Nos profissionais do SUS temos que trabalhar de forma integrada com os demais profissionais de todas as áreas e diretamente com a população nadivulgação desse complexo sistema, que precisa dessa participação para melhorar a qualidade de vida e preservar o bem maior que é a vida.
O processo saúde-doença se configura como um processo dinâmico,complexo e multidimensional por englobar dimensões biológicas, psicológicas, socioculturais, econômicas, ambientais e políticas, tendo em vista os diferentes níveis de organização da vida. (Castellanos-1990). Baseado nesta afirmativa e tendo o lido e relido o Capitulo I, que trata sobre a Concepção Saúde-Doença e o Cuidado em Saúde, chego à conclusão que a saúde está associada ao completo bem estar...
tracking img