Concepção de leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Adriana Amaral de Menezes 308730
Luci Alves Feitosa 329375
Moljane Batista dos Santos 306325
Roselane Rosa Duarte 308538

TÍTULO

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Leitura e Produção de Texto do Curso de Pedagogia da Universidade Anhaguera-Uniderp.

Naviraí/Ms
2011
Concepção de leituraO conceito de leitura tem sido muito discutido, uma vez que se tornou tema de interesse de pesquisadores em muitas áreas, como a linguística, a Psicologia do Desenvolvimento e a História.

De acordo com Adam e Starr (apud Colomer 2002, p.29) entende-se por leitura a capacidade de compreender um texto escrito. Estes afirmam ainda que o texto proporciona apenas uma das fontes críticas deinformação. È preciso que o restante provenha dos conhecimentos prévios do leito, assim ler é mais do que um simples ato de decodificação, é antes de tudo um ato de raciocínio.

Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, unindo assim as novas informações com aquelas que já possui armazenadas na mente e projeta uma nova ideia à escrita.

A leitura é um fatorimportantíssimo na construção do conhecimento, ela não se configura como um processo passivo. Longe disso, pois o leitor além de partilhar e recriar referenciais de mundo transforma-se num produtor de acontecimentos em função de sua compreensão e consciência crítica. (Valentini, 1999, p.63)

A leitura deve ser um processo contínuo, que precisa ser praticado para ser aprendido. Ler é compreender, éum processo de construção de significados sobre o texto que pretendemos compreender.

Valentini (1999, p.34) destaca que ninguém lê hoje porque leu ontem, assim como ninguém ama hoje porque amou ontem.

Para Silva (2003, p.49) ler em si não é viver. Ler é conseguir o devido combustível de idéias para viver em sociedade.

A leitura é o meio de que dispomos para adquiririnformações e a desenvolver reflexões críticas sobre realidade. Diante deste contexto entende-se que ler não é apenas ler as palavras nas linhas na sua dimensão linear, mas ler nas entrelinhas, o dito não explícito no texto. A leitura é um processo de interação entre autor e leitor a inferir dados e situações e a pensar, após o ato de ler.

Observamos que a leitura é de suma importânciapara que possamos adquirir conhecimentos, assimilar novos saberes e concretizar novas habilidades. Por este motivo é necessário que nas escolas sejam adotadas metodologias e estratégias criativas, utilizando a leitura para estimular a emancipação e para buscar o desenvolvimento integral do aluno.

Revista Veja

Carta ao leitor:

A carta do leitor é um gênero com diferentes propósitoscomunicativos direcionados pelas condições de produção dos discursos. É um gênero que circula no contexto jornalístico, em seções específicas de revistas e jornais. Sua estrutura básica, de acordo com Silva (1997, apud Bezerra, 2002) apresenta seção de contato, núcleo da carta e seção de despedida.

Revista Veja

Entrevista:

A entrevista é essencialmente oral e requer uma postura adequada tanto porparte de quem a elabora quanto por parte de quem a responde. Portanto, deve-se dar maior atenção no que se refere à linguagem, pois é algo que se tornará acessível ao público de uma forma geral.

Estruturalmente, a entrevista compõe-se dos seguintes elementos:

#Manchete ou título - Essa é uma parte que deverá despertar interesse no interlocutor envolvido, podendo ser uma frase criativa oupergunta interessante.

# Apresentação - É o momento em que se apresentam os pontos de maior relevância da entrevista, como também se destaca o perfil do entrevistado, sua experiência profissional e seu domínio em relação ao assunto abordado.

# Perguntas e respostas - Basicamente, é a entrevista propriamente dita, na qual são retratadas as falas de cada um dos envolvidos.

Entretanto, há...
tracking img