Concepção de infancia

Páginas: 25 (6031 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA: A Construção de um Novo Perfil Para o Professor.

PEREIRA, Daniella A. M. N. [1]

Resumo: Este trabalho discute a questão da concepção da infância na atualidade, a partir da perspectiva social e educacional, de modo a focalizar qual o conceito que os educadores trazem sobre a infância. Nunca se deu tanta atenção aos estudos da criança e da infância. O que é ainfância afinal? As respostas a estas questões variam conforme a concepção que se tem delas. Para alguns é uma fase da vida onde reina a fantasia e a liberdade. Outros ainda consideram a infância como uma fase em que a criança vai ser preparada para o futuro. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. Diante desse panorama, aEducação Infantil e o Ensino Fundamental tiveram que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade, tendo assim como foco questões relacionadas à formação de professores atuantes na educação infantil e do ensinofundamental. Tomaram-se como referencial teórico os estudos de vários autores que discutem a concepção de infância historicamente e na atualidade. Conclui que, no âmbito educacional, apesar de estudos mais recentes sobre a infância como construção social e as crianças como produtoras também de conhecimento, a criança ainda é percebida com um "vir a ser", sendo a educação um ato de formação dacriança para o futuro.

Palavras-chaves: Infância, Concepção De Infância, Sociologia Da Infância, Educação Infantil E Fundamental, Adulto Em Miniatura.

1-INTRODUÇÃO

A questão problemática da pesquisa é acerca do conceito de infância na educação atual de modo, a saber, se esta tem sido influenciada pela sociedade em seu modo de "ver" a infância, e levar a refletir sobre a questãodesta concepção no âmbito educacional, ou seja, tendo em vista que a escola faz parte do contexto social e desta adquire influências como a mesma pensa a criança; como um "vir a ser", sendo seu papel formá-la para o futuro, ou pensa nestas como um ser que está sendo no presente, ou seja, como produto ou produtora de culturas?
Pensar em concepção de infância na atualidade nos remete arefletir sobre os diversos âmbitos que esta questão traz, mas me delimitarei a pensar nesta sobre o contexto social atual e no contexto educacional, tendo como base a concepção de infância que o Referencial Curricular Nacional para educação infantil traz em suas propostas.
Verifica-se que na atualidade, as discussões sobre a infância e a criança estão sendo retomadas e discutidas porpesquisadores e estudiosos de várias partes do mundo, nas mais diversas áreas, historiadores, antropólogos, sociólogos, psicólogos, educadores, dentre outros, portanto depreende-se que a infância se constitui um campo emergente de estudos e uma temática de natureza multidisciplinar.
Sobre estas questões acredito que a pesquisa irá nos auxiliar a pensar sobre qual nosso modo de conceber a infância ecomo olhamos para a criança, pois acredito que com base nesse modo de pensar e olhar é que ensinamos.
Nessa perspectiva este artigo propõe uma discussão sobre a concepção de infância e sua repercussão no atendimento destinado ás crianças em instituições de Educação Infantil e questões relacionadas à formação de professores atuantes na educação infantil.

2. CONCEPÇÃO DE INFÂNCIAQuando falamos de infância muitas vezes nos deparamos com concepções que desconsideram que os significados que damos a ela dependem do contexto no qual surge e se desenvolve e também das relações sociais nos seus aspectos econômico, histórico, cultural e político, entre outros, que colaboram para a constituição de tais significados e concepções, que, por sua vez, nos remetem a uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Concepção de infância
  • A concepçao da infancia
  • Concepção de infancia
  • CONCEPCAO DE INFANCIA
  • Concepção de infância
  • concepção de infância
  • Concepção de infancia
  • Concepção de infancia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!