Concepção de infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1377 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução







A criança é um sujeito histórico e de direitos que nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
O campo da educação infantil vive um intenso processo derevisão de concepções sobre educação de crianças em espaços coletivos, e de seleção e fortalecimento de práticas pedagógicas mediadoras de aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. Em especial têm se mostrado prioritárias as discussões sobre como orientar o trabalho junto às crianças e assegurar práticas que prevejam formas de garantir a continuidade no processo de aprendizagem edesenvolvimento das crianças, sem antecipação de conteúdos que serão trabalhados no Ensino Fundamental.
Faz-se necessário um plano orientador das ações e que se defina as metas pretendidas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Deve ser um processo coletivo, com a participação da direção, dos professores e da comunidade escolar. Tendo sempre a criança como o foco central das discussões.Criança é um sujeito social e histórico, constituído no seu presente, cidadão, portador e produtor de cultura. A infância é vista não mais como um tempo de desenvolvimento, mas como um tempo em si, tempo de brincar, jogar, sorrir, chorar, sonhar, desenhar, colorir... Ou seja, um tempo que incorpora tudo o que a criança é e faz nesse períodode sua vida, um tempo em que ela vive como sujeito de direitos. Na verdade, a infância é um direito inerente à criança, porém ainda há muitos casos em que a criança não usufrui destes direitos.
A criança necessita ter infância, a escola tem um papel imprescindível para que elas sejam ouvidas, onde elas tenham voz e vez, que sejam vistas como sujeitos de direitos, “inegavelmente, as crianças jánascem situadas numa cultura, que circunscreve o seu lugar social a partir do qual se construirá sua identidade, seus valores, sua forma de ver, de sentir o mundo. Não é possível educar sem cuidar. Há atividades que a criança pequena não faz sozinha e são atividades básicas de cuidado, que garantem sua sobrevivência. Ou seja, há atividades que são específicas da educação infantil, contudo, noprocesso de educação, em qualquer nível de ensino cuidamos sempre do outro. Ou deveríamos cuidar! [...] Só uma sociedade que teve escravos – expressão máxima de desigualdade, que teve seu espaço social divide entre a casa-grande e a senzala, poderia separar essas duas instâncias da educação e entender que cuidar se refere apenas à higiene, e não ao processo integrado, envolvendo a saúde, os afetos evalores morais [...] já não será hora de assumir o educar, entendendo que abrange as duas dimensões. (KRAMER,2003, p.76)”
O cuidado na Educação Infantil é uma ação cidadã, onde educadores empenham em contribuir favoravelmente ao crescimento e desenvolvimento das crianças. O cuidar é visto como uma prática pedagógica e como uma forma de mediação, que se constitui pela interação através dadialogicidade e quer possibilitar à criança leituras da realidade e apropriação de conhecimentos.
Portanto, na Educação Infantil, o ato de cuidar e educar são indissociáveis, não tem como separar essas duas ações. O cuidar e o educar estão nas coisas mais simples da rotina pedagógica; desde a hora em que se está trocando a fralda, alimentando a criança, no momento da higiene, todos esses aspectos queparecem ser simplesmente cuidados, eles também podem e devem ser trabalhados dentro do aspecto educativo. Quando realizamos estas atividades é preciso conversar com a criança a respeito da necessidade daquele procedimento e já incentivando que ela tente fazer sozinha, para assim contribuir para a independência da criança.
Acreditamos que a mudança no currículo escolar passa a ser uma alternativa...
tracking img