Concepção de infância

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (726 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A escolha do tema se deu para melhor compreender : O que é infância? O que é ser criança? As respostas a estas questões variam conforme a concepção que se tem delas. Para alguns é uma fase da vidaonde reina a fantasia e a liberdade. Outros ainda consideram a infância como uma fase em que a criança vai ser preparada para o futuro. Partindo destas interrogações este trabalho tem como propostadiscutir a evolução do conceito de infância e criança.

A maneira como a infância é vista atualmente é apresentada no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, onde afirma que “ ascrianças possuem uma natureza singular, que as caracterizam como seres que sentem e pensam o mundo de um jeito muito próprio” . Sendo assim, durante o processo de construção do conhecimento, “ as criançasse utiliza das mais diferentes linguagens e exercem a capacidade que possuem de terem idéias e hipóteses originais que procuram desvendar”. Este conhecimento constituído pelas crianças “é o fruto de umintenso trabalho de criação, significação e ressignificação”.

Para Frobel, Pestalozzi e Montessori, a idéia prevalecente é a de que criança é um ser bom, espontânea e criativo e de que a educaçãodeve assegurar as condições para um equilibrado desenvolvimento destas características.

Atualmente, o Estatuto da Criança e do Adolescente considera criança a pessoa até os doze anos. Oentendimento de que crianças e adolescentes devem ser respeitados na sua condição peculiar de pessoas em desenvolvimento, de que são sujeitos de direitos com base na Lei e de que são prioridade absoluta estáfundamentado no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA- Lei 8069/90), onde entende que:

Art.4º É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absolutaprioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e a convivência familiar e comunitária, além de...
tracking img