Concepão indutivista do método científico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1292 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 9 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Disciplina de Filosofia

Concepção indutivista do método científico























Índice:




















O método científico

O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de umaintegração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas, consiste em juntar evidências empíricas verificáveis  baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do quea lógica aplicada à ciência.
O método científico começou a ser posto em prática no século XVII, com os trabalhos de Galileu, que, usou práticas metodológicas que incorporavam a experimentação e a observação.
A ciência moderna surgiu, assim, em conflito com o aristotelismo escolástico; este, com base na observação comum não submetida a especiais precauções, inferia determinados princípios e, emseguida, recusava o controlo da experimentação, negando quaisquer evidências que contrariassem os princípios estabelecidos.


O método científico é composto pelos seguintes elementos:
Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
Experimentação - Testes dos três elementos acima.1
O método Indutivo

O raciocínio indutivo influenciou significativamente o pensamento científico. Com Francis Bacon (1561-1626), o método indutivo passou a ser visto como o método por excelência das ciências naturais. Com o advento do positivismo, a sua importância foi reforçada e passou a ser proposto também como o método mais adequado para a investigação nasciências sociais. Não há como deixar de reconhecer a importância do método indutivo na constituição das ciências sociais. Serviu para que os estudiosos da sociedade abandonassem a postura especulativa e se inclinassem a adotar a observação, como procedimento indispensável para atingir o conhecimento científico. David Hume (1711-1776) considerou que a indução não poderia transmitir acerteza e a evidência, porque pode admitir que amanhã o sol não nasça, mesmo que esteja encoberto pelas nuvens. Esse enunciado, de que o senso comum tem como evidente pela indução diária, não constitui rigorosamente uma evidência. Isto porque pode ocorrer que, por força de um cataclismo universal, desapareça o sol. Seria possível, portanto, admitir o contrário. A objeção colocada por Humefoi, de certa forma, contornada pela teoria da probabilidade, que possibilita indicar os graus de força de um argumento indutivo. Este método que é próprio das ciências naturais, também aparece na Matemática através da Estatística. Esta utiliza como exemplo, a enumeração, sendo um raciocínio indutivo baseado na contagem.








Francis Bacon David Hume
2
Mas para melhorentendermos esta matéria, é necessário saber responder à seguinte questão: Como procedem os cientistas para conhecerem a realidade? Uma das respostas possíveis para esta questão, poderá ser: Os cientistas para conhecerem a realidade, usam o método indutivo. Chama-se método indutivo aos procedimentos metodológicos, que partindo dos factos, formulam hipóteses a partir de dados deobservações.

Os passos fundamentais do Método Indutivo são:

Observação científica:
- Imparcial, rigorosa e neutra (o observador não se deve deixar influenciar pelas suas crenças),
- Metódica e sistematicamente preparada;
- Utiliza os instrumentos e uma sofisticada aparelhagem técnica para prolongar e precisar o alcance dos nossos sentidos;
- Os dados são medidos, quantificados e registados...
tracking img