Concepão indutivista do método científico


Disciplina de Filosofia

Concepção indutivista do método científico























Índice:




















O métodocientífico

O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de umaintegração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas, consiste em juntar evidências empíricas verificáveis  baseadasna observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do quea lógica aplicada à ciência.
O método científico começou a ser posto em prática no século XVII, com os trabalhos de Galileu, que, usou práticas metodológicas que incorporavam a experimentação ea observação.
A ciência moderna surgiu, assim, em conflito com o aristotelismo escolástico; este, com base na observação comum não submetida a especiais precauções, inferia determinados princípios e, em seguida,recusava o controlo da experimentação, negando quaisquer evidências que contrariassem os princípios estabelecidos.


O método científico é composto pelos seguintes elementos:
Caracterização -Quantificações, observações e medidas.
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
Experimentação - Testes dos três elementos acima.1
O método Indutivo

O raciocínio indutivo influenciou significativamente o pensamento científico. Com Francis Bacon (1561-1626), o método indutivo passou a ser vistocomo o método por excelência das ciências naturais. Com o advento do positivismo, a sua importância foi reforçada e passou a ser proposto também como o método mais adequado para a investigação...