CONCEITUANDO FILOSOFIA E ENUMERANDO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

3078 palavras 13 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

NILSON SERGIO LIMA

conceituando FILOSOFIA E enumerando SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

Arari-MA
2012
NILSON SERGIO LIMA

conceituando FILOSOFIA E enumerando SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Bacharel em Administração Pública da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, para obtenção de nota na primeira atividade da disciplina Filosofia e Ética.

Arari-MA
2012

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho aborda o conceito de filosofia com uma perspectiva de tentar sumarizar pelo entendimento acadêmico filosófico/científico ao longo dos tempos esta arte pelo amor e pela sabedoria enumerando-a desde o seu desenvolvimento na Grécia até os dias atuais, para entendermos e compreendermos de forma crítica e reflexiva toda forma de conhecimento adquirido pelo intelecto humano através de experiências, fé e experimentos científicos. 2 DESENVOLVIMENTO

A forma de se pensar filosofia é filosofando e interagindo com seus autores através da análise crítica na construção do saber, desenvolvido ao longo dos tempos, principalmente no que se refere a busca da verdade. Então, a filosofia tem sua essência na indagação de visão de mundo, sabedoria de vida, esforço racional sistemático, rigoroso e fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. Assim, a filosofia é reflexão, é crítica e é análise, tanto do mundo físico (natural), quando do mundo espiritual (religioso).
Nasce na Grécia e o seu desenvolvimento se deu em várias cidades independentes e rivais entre si, entre elas, podemos citar as cidades Estados de grande importância econômica-social daquela época: Esparta e Atenas.
Na Grécia encontramos os três maiores ícones da filosofia:
Sócrates 470/469-399 a. C
Platão 428/427-348 a. C
Aristóteles 384 a. C –

Relacionados

  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas